Dia das Mães (2º domingo de Maio)

Dia das Mães

(2º domingo de Maio)

...

O Dia das Mães  é uma data comemorativa em que se homenageia a mãe e a maternidade. Na Grécia Antiga encontram-se os primeiros indícios de comemoração desta data, na qual os gregos prestavam homenagens, na entrada da primavera, à deusa Reia, mãe comum de todos os seres. Os romanos - também politeístas - seguiam uma religião muita parecida com a grega e faziam este tipo de celebração com festas que, em Roma, duravam cerca de 3 dias, homenageando Cibele, a mãe dos deuses. Porém, a comemoração tomou um caráter cristão somente nos primórdios do cristianismo, com uma celebração realizada  em homenagem a Virgem Maria, a mãe de Jesus. 

Mas uma comemoração mais semelhante a dos dias atuais podemos encontrar na Inglaterra do século XVII: era o “Domingo das Mães”, onde, durante as missas, os filhos entregavam presentes para suas mães. Aqueles filhos que trabalhavam longe de casa, ganhavam o dia para poderem visitar suas mães; portanto, era um dia destinado a visitar as mães e dar presentes, muito parecido com que fazemos atualmente.

No Brasil, em 1932, o presidente Getúlio Vargas, oficializou a data no segundo domingo de maio e, em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

...

...

Consulta

...