Fortaleza de São João & Forte de São José (na Urca)

...

...

ÁREA TURÍSTICA ZONA SUL

ESPAÇO TURÍSTICO PÃO DE AÇÚCAR & PRAIA VERMELHA & URCA 

...

FORTALEZA DE SÃO JOÃO & FORTE DE SÃO JOSÉ

...

Vídeo >>>

Fotos >>> https://goo.gl/3wc4BA

...

...

A Fortaleza de São João foi erguida na ponta do Morro Cara de Cão, na entrada da barra da Baía de Guanabara, ao lado do Morro do Pão de Açúcar, em uma área hoje pertencente ao Exército Brasileiro. É um verdadeiro mirante secular aberto para a baía (onde, de suas casamatas esculpidas na pedra, há muito aposentadas, se descortina um panorama dos fortes de Niterói e da entrada da Baía), constituída por três redutos (pequenos fortins também chamados de Baterias) e um grande forte, o Forte São José, de 1578 – o terceiro forte mais antigo do país.

...

  • Como chegar (google maps)

  • Localização: Av. João Luis Alves, s/n - Urca / RJ

  • Visitação​

    • Seg-Sex (9h30-12h e 13h30-16h). Aos Sábados e Domingos - Visitas mediante prévia marcação. Tel: (21) 2543-3323

...

...

Fundação da Cidade de São Sebastião

A Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro fez no dia 1º de março de 2005, 440 anos de idade. Sua história, em seus primórdios, confunde-se com a História do Brasil, materializada e perpetuada através de seus monumentos, fortes e edificações restaurados e preservados. Em 1º de março de 1565, Estácio de Sá fundou na Urca, entre os Morros Cara de Cão e Pão de Açúcar, a Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, onde ele e seus companheiros, durante longos dois anos resistiram aos ataques dos franceses e dos índios Tamoios, que naquela época dominavam a região. 
...

Saiba mais

 ...

Reformado por Pedro II para “Questão Christie”

Em 1872, o Forte São José foi inteiramente reformado e equipado por ordem de D. Pedro II, em conseqüência do episódio conhecido como “Questão Christie” - na ocasião, William Christie era o embaixador britânico credenciado no Brasil - contencioso (1862/1865) entre Brasil e Reino Unido que teve início na detenção, na cidade do RJ, de marinheiros britânicos que, embriagados e em trajes civis, promoviam arruaças. 

 

Saiba mais:

...

O novo Forte São José

Depois de uma obra monumental, o novo Forte São José passou a ter um conjunto de 17 casamatas, construídas em pedras em cantaria, encimadas por plataformas e parapeitos todos em granito. O conjunto foi completado por um grande paiol em abóbada, à prova das armas da época. Foi equipado com 15 canhões anticarga Whitworth calibre 75 mm nas casamatas e 20 canhões de calibre menor.

...

Existência do Rio de Janeiro deve-se às defesas do Forte

Muitos historiadores dizem que se o Rio de Janeiro existe hoje, foi graças às defesas principais do Forte São José, estrategicamente localizado na entrada da Baía de Guanabara.

...

Restaurado depois do centenário

Depois de mais de cem anos, o Forte São José está sendo restaurado. O objetivo é fazer o restauro dos canhões do séc. XIX, e implantar projeto de iluminação para que o local possa ser visitado também à noite. A arquitetural original está sendo respeitada para que o carioca possa voltar no tempo. Sua restauração do Forte São José é o ponto culminante de um grande complexo turístico-cultural dentro da Fortaleza de São João, que já está recebendo a visitação de escolas interessadas em mostrar aos seus alunos o palco de tantos momentos históricos importantes. Eles podem conhecer a Praça da Fundação da Cidade onde o piso geométrico em pedra portuguesa faz o desenho da Cruz de Malta contornada com fibra ótica, que pode ser observada do Pão de Açúcar ou dos aviões que fazem a ponte-aérea Rio - São Paulo. Ao lado da praça, também receberam iluminação especial as muralhas históricas dos Redutos de San Martinho (de 1565) e San Diogo (de 1618) e o portal da muralha (de 1565). Os visitantes podem ainda optar entre conhecer o Morro Cara de Cão, considerado Área de Preservação Ambiental pelo IBAMA, ou visitar o Museu do Desporto do Exército, já que a Fortaleza foi o primeiro Centro de Capacitação Física do Brasil. É o local ideal para cariocas e visitantes conhecerem onde aconteceu a Fundação da Cidade, onde tudo começou, e sentir o encanto da História viva que ainda se encontra no local.

A Diretoria de Pesquisa e Estudos de Pessoal e a Fortaleza de São João abrigam a Escola de Educação Física do Exército, a Comissão de Desporto do Exercito e o Instituto de Pesquisa e de Capacitação Física do Exército. 

...

...

TAGS: Fortaleza de São João, Forte de São José

...

...

Minhas lembranças do Rio 

>>> Facebook +Rio

>>> Atrativos do Rio (inglês  / espanhol )

...

...

SEJA UM ASSOCIADO MAISRIO E DESFRUTE DE 

Vantagens: gratuidades, prêmios e descontos em caminhadas; participação em sorteios; descontos exclusivos em produtos; e muito mais.

>>> LINK PARA SE ASSOCIAR

...

...