Forte São Luiz & Forte do Pico (em Niterói)

...

...

DO OUTRO LADO DA BAÍA DE GUANABARA

...

FORTE SÃO LUIZ & FORTE DO PICO

...

Vídeo >>>

Fotos >>>

...

...

Em realidade trata-se de um conjunto arquitetônico constituído por dois fortes - o Forte do Pico e o Forte São Luiz - que se localiza no lado esquerdo da barra da Baía de Guanabara, no alto do morro do Pico, no bairro de Jurujuba, município de Niterói, litoral do estado do Rio de Janeiro. A 230 m de altura, com entrada pelo Forte Barão do Rio Branco, estão plantadas as ruínas deste conjunto que, no séc. XVIII, abrigou suas fortificações. Neste conjunto se pode apreciar uma belíssima paisagem de Niterói e da cidade do RJ. Atualmente, as construções do Pico ainda preservam com imponência e grandiosidade guaritas e muros de pedra já cobertos de vegetação, dois imponentes portões de acesso, corredores, galerias e túneis carregados de mistério e largos pátios rochosos. Do alto do Pico, avista-se, de um lado, Fortaleza de Santa Cruz, o Morro da Urca e o Pão-de-Açúcar, e de outro, o Forte do Imbuí e a infinitude atlântica, numa visão absolutamente deslumbrante. 

...

  • Como chegar (google maps)

  • Localização: Morro do Pico - Jurujuba / Niterói

  • Acesso: Forte Barão do Rio Branco (Alameda Marechal Pessoa Leal, 265 - Jurujuva - Niterói - RJ)

  • Visitação

    • Seg-Sex (9h30-12h e 13h30-16h). Aos sábados e domingos - Visitas mediante prévia marcação. Tel: (21) 3611-1207

...

...

Um pouco de história

Em 1715 teve início a construção do Forte do Pico, considerado em condições de funcionamento em 1770. Essa fortificação, dada sua altura e localização, protegia a entrada da barra, toda a Baía de Guanabara e a Fortaleza de Santa Cruz de possíveis ataques. Em 1775 é fundado o Forte de São Luiz; em seu portão de entrada conserva o seguinte dístico: "Josepho I. Imperante, Fidel.mo Portugaliae Rege, Provident.mo Príncipe, Arx Haec, Divo Aloisio Sacrata. Fundata est. 1775". O Forte permaneceu abandonado entre 1831 e 1863, até sua reativação, em decorrência da "Questão Christie". Em 1891, na mesma época da desativação das fortificações brasileiras, os dois fortes são ligados, passando a constituir um único conjunto, hoje denominado Forte do Pico ou de Forte de São Luiz, indiferentemente. 

A ação militar mais conhecida desta fortificação, entretanto, ocorre já na República, em 1892, por ocasião de uma rebelião com o objetivo de restituir o governo a Deodoro da Fonseca. As tropas rebeladas tomam a Fortaleza de Santa Cruz, libertam os prisioneiros, tomam posse dos canhões e de todo o armamento e prendem os oficiais, passando a atirar contra a Fortaleza de Laje. Do Forte do Pico saem dois batalhões que dominam os revoltosos, já bombardeados, por mar, pelos navios comandados pelo próprio Ministro da Marinha, Almirante Custódio de Melo. Mais tarde, este Almirante lidera a Revolta da Armada, sendo derrotado exatamente pelas tropas da Fortaleza de Santa Cruz e Forte do Pico, que se mantiveram fiéis ao governo republicano de Floriano Peixoto. Atendendo aos imperativos de mudança de tática da época, e por determinação do Mal Hermes da Fonseca, foi iniciada, em 1913, a construção de nova fortificação, mais moderna e localizada na parte mais elevada do morro. As obras terminaram em 1918. Incorporado ao Forte Barão do Rio Branco em 1938, permaneceu como seu Quartel de Guerra até a sua extinção, passando suas instalações e armamentos à 1ª Bateria do 1º Grupo de Artilharia de Costa Motorizado e ao Forte do Imbuhy.

...

...

Locais turísticos no entorno

...

...

TAGS: Forte São Luiz, Forte do Pico

...

...

Minhas lembranças do Rio 

>>> Facebook +Rio

>>> Atrativos do Rio (inglês  / espanhol )

...

...

SEJA UM ASSOCIADO MAISRIO E DESFRUTE DE 

Vantagens: gratuidades, prêmios e descontos em caminhadas; participação em sorteios; descontos exclusivos em produtos; e muito mais.

>>> LINK PARA SE ASSOCIAR

...

...