Forte Tamandaré / Forte da Laje (na Baía de Guanabara)

...

...

NA BAÍA DE GUANABARA

...

FORTE TAMANDARÉ / FORTE DA LAJE

...

Vídeo >>>

Fotos >>>

...

...

A barra da Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro, tem quase dois quilômetros de largura. No passado, ela foi protegida por três fortificações colocadas em linha: Fortaleza de Santa Cruz da Barra (em Niterói), Fortaleza de São João (no território carioca) e Forte da Laje, em uma ilhota de pedra (a Ilha da Laje) com mais ou menos 100 metros de comprimento por 60 de largura, encravada no meio do canal de acesso ao porto. Apesar da aparente imprestabilidade, ela foi o palco onde ocorreram diversos incidentes durante o período colonial e imperial brasileiro, e por isso incorporou-se à nossa história. Nesta ilhota, em posição estratégica no lado direito do interior da barra da Baía de Guanabara, foi construído o Forte Tamandaré - importante na defesa da cidade do RJ desde o séc. XVII até o final do séc. XX – atualmente desativado. O mar e as condições atmosféricas agridem constantemente o local, forçando o abandono de qualquer projeto no sentido de sua ativação.

...

  • Ilha da Laje (google maps)

  • Localização: Ilha da Laje - Baía de Guanabara / RJ

...

...

Um pouco de história

Nesta ilhota, à sua chegada em 1555, Nicolas Durand de Villegagnon (oficial naval francês que fundou uma base colonial no episódio conhecido como França Antártica, e cujo projeto consistia em ter uma poderosa base militar e naval de onde a Coroa Francesa controlaria o comércio com as Índias), tentou estabelecer, porém sem sucesso, uma bateria artilhada com duas peças. Em sua fortificação estiveram detidos vários personagens importantes da História do Brasil como o “Patriarca da Independência” José Bonifácio de Andrada e Silva – por sua ação (1822/1823) contra os focos de resistência à separação de Portugal. O “Príncipe dos Poetas Brasileiros” Olavo Bilac – cronista literário e poeta, expressão maior do parnasianismo no Brasil (movimento literário de origem francesa, que representou na poesia o espírito positivista e científico da época, surgido no séc. XIX em oposição ao romantismo) - aí ficou detido alguns meses (1893) por críticas ao então Presidente da República Marechal Floriano Peixoto (1891-1894).

...

Destaque

...

Saiba mais:

...

...

TAGS: Forte Tamandaré, Forte da Laje

...

...

Minhas lembranças do Rio 

>>> Facebook +Rio

>>> Atrativos do Rio (inglês  / espanhol )

...

...

SEJA UM ASSOCIADO MAISRIO E DESFRUTE DE 

Vantagens: gratuidades, prêmios e descontos em caminhadas; participação em sorteios; descontos exclusivos em produtos; e muito mais.

>>> LINK PARA SE ASSOCIAR

...

...