• Geografia do estado do RJ

BRASIL

mapa do Brasil

O Brasil é uma República Federalista com  27 unidades federativas, localizada a leste da América do Sul, que possui cerca 202,79 milhões de habitantes (estimativa IBGE/2014) distribuídos em uma área de  8,5 milhões de km² (sendo 5,5 milhões de florestas), densidade demográfica de apenas 23,8 hab/km² e expectativa de vida de 74,9 anos, e que tem como principais cidades São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte, Curitiba, Manaus, Recife, Porto Alegre, Belém, Goiânia, Guarulhos, Campinas e São Gonçalo.

 

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

mapa por população

Situado na parte leste da região Sudeste, o E stado do Rio de Janeiro - uma de suas  unidades federativas - tem como limites os estados de Minas Gerais (N e NO), Espírito Santo (NE) e São Paulo (SO), bem como o Oceano Atlântico (L e S). Ocupa uma pequena área porém, comparativamente, um pouco maior que a Dinamarca. Sua capital é a cidade do Rio de Janeiro e quem nasce neste estado é chamado de fluminense (do latim flūmen, literalmente "rio"). É  representado na bandeira nacional pela estrela Beta do Cruzeiro do Sul (β = Mimosa).
 

POPULAÇÃO

Este Estado é em extensão territorial (43,7 mil km²) apenas o 24º estado do Brasil, e possui 16,46 milhões de habitantes (estimativa IBGE/2014), e 376 habitantes/km² (o que lhe concede o título de estado mais povoado do país, apesar de ser o terceiro, abaixo dos estados de São Paulo e Minas Gerais). É também o estado mais urbanizado do país, pois 95% da população fluminense vive nas cidades.

• Estimativa IBGE/2014

MUNICÍPIOS

O Estado do RJ está dividido em 92 municípios, agrupados em oito regiões de governo: Região Metropolitana, Região Noroeste Fluminense, Região Norte Fluminense, Região Serrana, Região das Baixadas Litorâneas, Região do Médio Paraíba, Região Centro-Sul Fluminense e Região da Costa Verde. 

Destes municípios, os mais populosos são: Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Niterói, São João de Meriti, Campos dos Goytacazes, Petrópolis, Volta Redonda, Magé, Itaboraí, Mesquita, Nova Friburgo, Barra Mansa e Macaé. 

O Município de São João de Meriti possui a maior densidade demográfica do Estado com mais de 12 mil hab/km². De forma oposta, a região que apresenta o maior vazio populacional é a região noroeste fluminense. Por fim, a capital do Estado, o Município do RJ é o mais populoso com mais de cinco milhões de habitantes.
 

MORFOLOGIA

O Estado do RJ é formado por duas regiões morfologicamente distintas: a baixada e o planalto, que se estendem, como faixas paralelas, do litoral para o interior. Paraíba do Sul, Macaé, Guandu, Piraí e Muriaé são os rios principais. Os principais limites naturais são: o Rio Paraíba do Sul, o Rio Preto e a Serra da Mantiqueira, no limite com Minas Gerais, o Rio Itabapoana no limite com Espírito Santo e a Serra do Mar que o separa de São Paulo.
 

RELÊVO

No relêvo fluminense encontram-se três grandes unidades: as terras altas, as baixadas e os maciços litorâneos.

• As terras altas, que formam o Planalto de Itatiaia na Serra da Mantiqueira que recebem nomes locais, como Serra dos Órgãos e a da Bocaina, cujos pontos culminantes são Agulhas Negras (2.787 m), Pedra dos Três Picos (2.310 m) e Pico do Macela (1.840 m), nos Municípios de Itatiaia, Teresópolis/Nova Friburgo e Parati, respectivamente. Por suas características, tornam-se importantes pontos de atração turística. Encontram-se nas terras altas, sobretudo nas áreas de relêvo mais acidentado, os mais expressivos remanescentes da Mata Atlântica, assim como as maiores evidências de regeneração natural desta floresta. 

• As baixadas, embora tenham o nome genérico de Baixada Fluminense, são mais conhecidas pelas suas denominações locais: Baixada dos Goytacazes (ou Campista), Baixada dos Rios Macaé e São João, Baixada da Guanabara e Baixada de Sepetiba. A denominação Baixada Fluminense fica restrita à porção do território que abrange os Municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados e São João de Meriti.

• Os maciços litorâneos são formações rochosas que surgem ao longo da costa, nas áreas de baixada, desde Cabo Frio até a Baía de Guanabara.
 

LITORAL

O Estado do RJ possui um litoral de 636 quilômetros que se estende desde o limite com Espírito Santo da Barra do Itabapoana até a Ponta da Trindade na divisa com São Paulo, formando extensas baías. Possui também um grande número de rios (o seu principal rio é o  Paraíba do Sul, que deságua em um grande estuário em Atafona) que, provenientes das escarpas, formam grandes lagoas.
 

CLIMA

Apresentando um clima tropical (quente e úmido) variando de acordo com o relevo, a proximidade do mar e a distribuição das chuvas, possui diferentes tipos de clima: o tropical (na região da baixada, com temperatura média anual de 24ºC, onde o inverno é a estação seca e as chuvas ocorrem no verão), tropical de altitude (na região serrana e Vale do Paraíba, se caracterizando por temperatura mais amenas, devido à altitude do relevo; no Planalto do Itatiaia são registradas as temperaturas mais baixas do Estado) e o tropical úmido (que aparece na base da Serra do Mar onde não existe estação seca).

Saiba mais
Geograficamente, o Estado do Rio de Janeiro está dividido em oito macroregiões, de grande potencial turístico, visto a concentração dos inúmeros atrativos existentes:

 

  • Baía da Ilha Grande: Angra dos Reis e Parati
  • Baixadas Litorâneas: Araruama, Saquarema, São Pedro da aldeia, Silva Jardim, Cachoeiras de Macacu, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Búzios, Rio das Ostras e Casemiro de Abreu
  • Centro-Sul Fluminense: Vassouras, Eng. Paulo de Frontin, Miguel Pereira, Paty do Alferes, Paraíba do Sul, Areal, Três Rios, Comendador Levy Gasparian e Sapucaia
  • Médio-Paraíba: Itatiaia, Resende, Quatis, Barra Mansa, Rio Claro, Volta Redonda, Barra do Piraí, Piraí, Valença e Rio das Flores
  • Metropolitana: Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Maricá, Itaboraí, Guapimirim, Magé, Duque de Caxias, São João de Meriti, Belfort Roxo, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, Japeri, Paracambi, Itaguai e Mangaratiba
  • Noroeste Fluminense: Itaocara, Aperibé, Cambuci, Santo Antônio de Pádua, Miracema, Laje de Muriaé, Itaperuna, Bom Jesus de Itabapoana, Natividade, Porciúncula, Italva e Varre-Sai
  • Norte-Fluminense: Macaé, Conceição de Macabu, Quissamã, Campos dos Goytacazes, São Fidelis, Cardoso Moreira e São João da Barra
  • Serrana: Petrópolis, Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro, Nova Friburgo, Carmo, Duas Barras, Bom Jardim, Cantagalo, Cordeiro, Trajano de Moraes, São Sebastião do Alto e Santa Maria Madalena