Igreja de N. Sra da Glória do Outeiro

ÁREA TURÍSTICA ZONA SUL

ESPAÇO TURÍSTICO GLÓRIA & CATETE & FLAMENGO

...

Vídeo >>> https://www.youtube.com/watch?v=dXi6PyPGJqU

Fotos >>> https://goo.gl/jLr4E6

...

...

Desde 1670 existia no topo do Outeiro uma pequena ermida, que foi construída numa posição de destaque quando avistada pelos navegantes ao chegar à baía, assinalando o perfil da cidade do Rio de Janeiro. A pequena capelinha branca foi substituída por um templo construído em terreno doado, e que levou muito tempo para ser concluído (de 1714 a 1739), coincidindo com a fundação da Irmandade de N.Sra. da Glória do Outeiro. Dos prédios dos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX que restam no Rio de Janeiro, a maior parte é de igrejas com seus interiores ricos e artísticos, verdadeiras jóias de arquitetura. Dentro deste contexto destaca-se com sua característica marcante de planta octogonal e cobertura em abóbada a Igreja da Glória do Outeiro, obra pioneira na época (1739). Esta igreja tem especial significado para o carioca, uma vez que o outeiro onde está construída foi o ponto estratégico tomado aos franceses pelo fundador da cidade, o capitão-mor português Estácio de Sá, constituindo-se a vitória sobre a fortificação de Uruçumirim, em 1567, o passo definitivo de expansão da cidade do Rio de Janeiro, fundada em 1º de março de 1565.

...

  • Como chegar (google maps)

  • Localização: Praça Nossa Senhora da Glória, 135 - Glória 

  • Visitação
    • Ter-Sex (9h-12h e 13h-17h), Sáb-Dom (9h-12h)
    • Visitas guiadas: no primeiro domingo do mês, com marcação prévia. Tel.: (21) 2557-4600 / (21) 2225-2869

...

A planta, inovadora para a época, é constituída de dois prismas octogonais entrelaçados, dando ao templo um aspecto quase arredondado e singular. Tem uma só torre, embaixo da qual encontra-se uma espécie de alpendre, com uma belíssima porta também de lioz.O templo, apesar da imponência arquitetural, transmite simplicidade e singeleza quase austera, possui apenas três altares e três imagens de N. Sra. da Glória. Seu interior de nave única possui dupla ordem de pilastras e cimalhas de cantaria. O colorido do conjunto fica por conta de preciosas barras de azulejos setecentistas. Dois púlpitos laterais ganham relevo. Na entrada, há duas pias em lioz português do séc. XVIII.  Na sacristia, há diversos trabalhos em madeira além da pintura no teto; os azulejos acompanham os corredores do fundo, com temas bíblicos, de alto valor histórico e artístico.

...

Acesso e vista panorâmica

Além do acesso pela Ladeira da Glória, pode-se chegar à igreja utilizando-se o plano inclinado, por onde sobe um elevador construído em 1945. Do alto da colina, tem-se uma bela vista do centro da cidade, Praça Paris, Marina da Glória e Parque do Flamengo. E, logo atrás da igreja, fica situado o Museu de Arte Sacra, aberto à visitação. Olhar à noite a igreja de N.S. da Glória do Outeiro iluminada é como ver flutuar uma relíquia da História.

...

Outeiro, uma das jóias do Barroco Brasileiro

O conjunto arquitetônico do Outeiro da Glória, a 61 metros de altura, é uma das jóias do Barroco Brasileiro, sua construção começou em 1714, como pagamento de uma promessa, os devotos ampliaram e a dotaram a Igreja de ornamentos, como painéis de azulejo, de 1730, e os lampadários doados por D. Pedro II. Com isto, embora marcantemente Barroca a Igreja tem traços do Rococó e também Neoclássicos, como as colunas coríntias. A sensação de monumentalidade interior conferida pelas pilastras e molduras em cantaria é suavizada pelas barras azulejadas das paredes da nave e da capela-mor. Painéis azulejados também revestem a sacristia, os corredores laterais e o coro, substituindo a talha como decoração. As talhas existentes são obras tardias do final do século XVIII e início do XIX.

...

Outeiro da Glória e a monarquia

Além da beleza de localização e da devoção popular, a Igreja da Glória teve muita importância na monarquia no Brasil, pois após a chegada da Família Real em 1808 foi-lhe outorgada o título de "Igreja Imperial".. Nela foi batizado Pedro, filho de D.Pedro I, que viria a ser também imperador, bem como vários personagens da família real.

...

Dias atuais

Até hoje, todo mês de agosto, no dia de N. Sra. da Glória, a Igreja e seus arredores se colorem para a festa e para a procissão que desce a ladeira e circula pelo Bairro, repetindo uma tradição de 260 anos, que em meados do século XIX chegou a ser a maior festa da cidade, durando vários dias, nos quais: enquanto a aristocracia seguia para requintados bailes, a plebe alegrava-se à noite nas serenatas.

...

...

Atrativos turísticos no entôrno

Praias

Museus e Centros culturais

  • Museu de Arte Moderna / MAM (+rio)
  • Museu de Arte Sacra da Igreja de N. Sra da Glória
  • Museu da República (Catete)
  • Museu Carmen Miranda (Parque do Flamengo)
  • Memorial Getúlio Vargas (Praça Luis de Camões)

Parques e Jardins

Outros

 

...

...

TAGS: Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro

...

...

Minhas lembranças do Rio 

>>> Facebook +Rio

>>> Atrativos do Rio ... inglês  / espanhol 

...

...

SEJA UM ASSOCIADO MAISRIO E DESFRUTE DE 

Vantagens: gratuidades, prêmios e descontos em caminhadas; participação em sorteios; descontos exclusivos em produtos; e muito mais.

>>> LINK PARA SE ASSOCIAR

         ...

...