Igreja de N. Sra da Lapa dos Mercadores

...

...

ÁREA TURÍSTICA ZONA CENTRAL

ESPAÇO TURÍSTICO 1º DE MARÇO & PRAÇA XV

...

IGREJA DE N. SRA DA LAPA DOS MERCADORES

...

Vídeo >>>

Fotos >>>

...

...

Desde o século XVII já havia no Rio de Janeiro um oratório dedicado à devoção de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores. Uma lenda originou a devoção: aterrorizadas com a invasão dos mouros na península Ibérica, as freiras de um convento da região de Quintela decidiram fugir. Antes esconderam em uma gruta a imagem de Nossa Senhora. Anos mais tarde uma pastora muda encontrou a imagem e passou a falar normalmente. Diversos outros milagres ocorreram e a devoção alastrou-se. Nossa Senhora passou a ser protetora dos mascates. E era em frente ao pequeno oratório, na antiga Rua da Cruz, onde se reuniam para honrar a Virgem. Em 1747, prósperos comerciantes organizaram-se em irmandade e mandaram construir a igreja. Inaugurada em 1750, foi remodelada entre 1869 e 1872.

...

  • Como chegar (google maps)

  • Localização: Rua do Ouvidor, 35 - Centro - RJ. Tel. (21) 2231-2339
  • Visitação: Diariamente (7h-18h)

 

A Igreja atual data de 1870 e permaneceu durante muito tempo fechada, mas foi restaurada e reaberta recentemente. Esta foi a primeira Igreja do Rio de Janeiro a ter carrilhão, a segunda foi a de São José. Seu carrilhão, atualmente desativado, é formado por um conjunto de 12 sinos que, em 1872. foram fundidos em Lisboa. Em 1893, por ocasião da Revolta da Armada, um obus atingiu a torre da Igreja que foi logo depois reconstruída.

...

Senhora da Lapa

O culto da Senhora da Lapa foi trazido de Portugal e teve na cidade dois santuários: um que deu nome ao Bairro da Lapa e outro localizado na Rua do Ouvidor, numa região de comércio intenso de roupas feitas, fazendas, artigos de armarinho e de miudezas que se aglomeravam em cubículos pertencentes aos Mascates, denominação da época. Devido a isto a Igreja que teve sua construção iniciada em 1747 e sua sagração em 1750, por iniciativa dos comerciantes do local, que não eram aceitos na atual Igreja de Santa Cruz dos Militares, foi chamada de Nossa Senhora da Lapa dos Mascates. Com o decorrer dos anos, a designação mascates tornou-se um termo depreciativo na linguagem popular e a Igreja passou a chamar-se Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores.

...

...

 

Locais turísticos no entorno

Igrejas

Museus e Centros culturais

Outros

  • Ilha Fiscal
  • Palácio Tiradentes
  • Orla Conde

...

...

TAGS: Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores

...

...

Minhas lembranças do Rio 

>>> Facebook +Rio

>>> Atrativos do Rio ... inglês  / espanhol 

...

...

SEJA UM ASSOCIADO MAISRIO E DESFRUTE DE 

Vantagens: gratuidades, prêmios e descontos em caminhadas; participação em sorteios; descontos exclusivos em produtos; e muito mais.

>>> LINK PARA SE ASSOCIAR

...

...