Igreja de N. Sra do Carmo da Antiga Sé

...

...

ÁREA TURÍSTICA ZONA CENTRAL

ESPAÇO TURÍSTICO 1º DE MARÇO & PRAÇA XV

...

IGREJA DE NOSSA SENHORA DO CARMO DA ANTIGA SÉ

...

Vídeo >>>

Foto >>>

...

...

A Igreja de Nossa Senhora do Carmo data de 1761, quando foi lançada sua primeira pedra, no local onde havia uma Ermida de Nossa Senhora do Ó, que fora doadas aos carmelitas em 1590, mas que desabou num dia de festa. Seu autor é desconhecido. Reformada de 1797 a 1826, é um exemplo magnífico do barroco português transplantado para o Brasil. Sua planta em cruz latina abriga uma nave onde se encontram medalhões pintados, e ainda talhas de autoria de Mestre Valentim, como a portada e a pia batismal. Ao longo do tempo várias adaptações e acréscimos modificaram bastante sua unidade arquitetônica, no entanto, o frontão da igreja permaneceu de Estilo Barroco. Quando em 1857, a Rua do Cano, hoje Sete de Setembro, foi levada até o Largo do Paço (atual Praça XV de Novembro), a Catedral não sofreu alteração fundamental, pois seu corte atingiu apenas o antigo Convento do Carmo. Em 1808, D. João, por um Alvará Real elevou a Igreja à condição de Capela Real e também Catedral que manteve até 1976, quando a Catedral foi transferida para a Av. Chile e a Antiga Catedral passou a ser a Paróquia de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé. Na Catedral foram realizadas: as Coroações de D. João VI e de D. Pedro I como Imperador do Brasil; o casamento de D. Pedro com D. Leopoldina de Habsburgo, da Casa da Áustria; a Sagração de D. Pedro II ao trono imperial com menos de 15 anos de idade; o batizado da Princesa Isabel e o casamento da Princesa Isabel com o Conde D'Eu.

...

  • Como chegar (ggogle maps)

  • Localização: Rua 1º de Março, s/n com Rua do Carmo, 46 - Centro - RJ

...

O Templo possui um sino denominado D. João VI, fundido em 1822, e nele está gravado o brasão da Família Real Portuguesa; no campanário existem outros seis sinos. Em meados de 1897, a Igreja ganhou a torre do lado da Rua Sete de Setembro, de gosto eclético, que descaracterizou a fachada original. Nela foram colocadas as armas e o chapéu cardinalício, mais acima o relógio e os sinos; recebeu também a imagem em mármore branco do Padroeiro da Cidade - São Sebastião, colocada na fachada. Para comemorar o jubileu do Dogma da Imaculada Conceição, a Igreja ganhou, acima da torre, dentro de um círculo gradeado de ferro, a imagem de Nossa Senhora da Conceição, em bronze dourado. Após esta restauração foi reinaugurada solenemente como a Catedral Metropolitana, com grandes solenidades, em celebração do Quarto Centenário da Descoberta do Brasil. Este templo permaneceu como Catedral até 1977, quando foi inaugurada na Av. Chile a nova Catedral.

...

Cinzas de Pedro Álvares Cabral

Neste templo existe uma placa que indica o local da lápide de mármore onde está uma urna que guarda as cinzas de Pedro Álvares Cabral, no corredor que vai dar ao vestíbulo da Rua Sete de Setembro.

...

Saiba mais

...

...

Atrativos turísticos no entorno

Igrejas

Museus e Centros culturais

Outros

  • Ilha Fiscal
  • Palácio Tiradentes
  • Orla Conde

...

...

TAGS: Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé

...

...

Minhas lembranças do Rio 

>>> Facebook +Rio

>>> Atrativos do Rio ... inglês  / espanhol 

...

...

SEJA UM ASSOCIADO MAISRIO E DESFRUTE DE 

Vantagens: gratuidades, prêmios e descontos em caminhadas; participação em sorteios; descontos exclusivos em produtos; e muito mais.

>>> LINK PARA SE ASSOCIAR

 

...