Igreja de São Francisco de Paula

...

...

ÁREA TURÍSTICA ZONA CENTRAL

ESPAÇO TURÍSTICO PRAÇA TIRADENTES & RUA DO LAVRADIO

...

IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE PAULA 

...

Vídeo >>>

Fotos >>>

...

...

Esta igreja se resumiu, no começo, a uma pequena ermida, e precisamente por ser pequena, em contraste com o número crescente de devotos que a freqüentavam, já em 1759 era lançada a pedra fundamental da igreja imensa destinada a substituí-la, mas que só em 1865 ficaria de todo concluída e inaugurada na presença de D.Pedro II. A decoração interior foi executada em parte por Mestre Valentim. O estilo desta igreja, pombalino, submete-se aos princípios "civilizatórios" cosmopolitas de volta ao passado, numa conjugação de arquitetura clássica e barromínica. Retoma, no traçado, o partido tradicional usado em Portugal, com duas torres, nave retangular com corredores laterais, sacristia ladeando a capela-mor, capela privada (do noviciado). A fachada é rica em detalhes arquitetônicos e ornamentais, num constante jogo de claros e escuros, cheios e vazios, retas e curvas - pórtico aberto em arcos, portada principal enquadrada por colunas direitas e frontão triangular, janelas em arco de meio ponto ou em perfil sinuoso e conjunto portal - varanda guarnecida em granito carioca; balaustradas em lioz (tipo de mármore muito utilizado nas construções coloniais, que era trazido de Portugal); pilastras retas e inteiras (em granito carioca), cujo jogo de verticalidade se prolonga nas torres bulbosas e nos pináculos que enquadram o frontão, este em linha sinuosa.

...

  • Localização: Largo de são Francisco, s/n - Centro - RJ. Tel. (21) 2231-0068

  • Visitação: Diariamente (7h-17h). Tel. 2231-0068

...

A derradeira decoração de Mestre Valentim

Os trabalhos de decoração interna estiveram a cargo de Mestre Valentim, em sua última obra (1801-1813), e outros autores executaram os painéis da Capela do Noviciado e os baixos-relevos da nave relativos à vida de São Francisco de Paula. 

...

Cemitério 

Como não se possuía ainda cemitério para os brancos, pardos e forros (escravos libertos), todos pertencentes às irmandades ligadas a esta ou àquela igreja, nelas é que eles eram enterrados. O costume foi extinto pelo Governo em 1850 por motivo da febre amarela. E mais catacumbas que a igreja da São Francisco de Paula nenhuma outra possuía. Numa delas, por imposição de Pedro I, foi enterrada a Condessa de Iguaçu, filha de seus amores com a Marquesa de Santos. Comidos os corpos pela cal, limpavam-se os ossos para guardá-los em nichos. As paredes do seu adro se assemelhavam, assim, um monumental arquivo, pontilhado de gavetas. No dia de Finados, eram os caixões retirados dos seus depósitos para ficar expostos à luz do dia, cobertos de panos de veludo ou de cetim bordados de ouro. Pode-se ainda ver na sua torre, o sino do Aragão (localizado na sineira da esquerda), tão famoso na história da cidade a partir de 1825 e por vários decênios. Era ele que dava a hora de recolher às dez da noite - imposta pelo Intendente - Geral de Polícia para que a gente miúda esvaziasse as ruas daí em diante.

...

Saiba mais

...

...

Atrativos turísticos no entorno

Igrejas

Museus e Centros culturais

  • Real Gabinete Português de Leitura
  • Teatro João Caetano

Outros

...

...

TAGS: Igreja de São Francisco de Paula

...

...

Minhas lembranças do Rio 

>>> Facebook +Rio

>>> Atrativos do Rio ... inglês  / espanhol 

...

...

SEJA UM ASSOCIADO MAISRIO E DESFRUTE DE 

Vantagens: gratuidades, prêmios e descontos em caminhadas; participação em sorteios; descontos exclusivos em produtos; e muito mais.

>>> LINK PARA SE ASSOCIAR

 

...