Igreja de Santa Cruz dos Militares

...

...

ÁREA TURÍSTICA ZONA CENTRAL

ESPAÇO TURÍSTICO 1º DE MARÇO & PRAÇA XV

...

Vídeo >>>

Fotos >>>

...

...

IGREJA DE SANTA CRUZ DOS MILITARES 

...

Sobre as ruínas de um fortim - erguido em 1605 para a defesa da Cidade na esquina das ruas 1º Primeiro de Março e Ouvidor, a irmandade de Santa Cruz erigiu, em 1623, a Capela de Vera Cruz cuja obra foi concluida em 1628, para servir de cemitério aos oficiais e soldados da guarnição. Posteriormente, no Largo do Carmo, local onde eram realizadas manobras militares, próximo da Rua do Ouvidor, teve início em 1770, a construção da Igreja de Santa Cruz dos Militares, no local onde existia o Fortim de Santa Cruz. Entre 1780 e 1811 o templo foi totalmente reconstruído, numa tentativa de imitar a Igreja Giesú de Roma. Em 1828, tornou-se uma irmandade imperial por decreto de D.Pedro I, seu provedor. Em 1914, após um incêndio, a igreja passou por uma nova reforma. Foi sede do bispado do Rio. 

...

  • Como chegar (google maps)

  • Localização: Rua 1º de Março, 36 - Centro - RJ.

  • Visitação: Seg-Sex (13h30-15h30). Tel.: 2509-3878.

  • Missas: Seg, Quar, Sex, Sáb, às 12h30....

...

A Igreja original foi quase integralmente decorada por Mestre Valentim. Uma reforma ocorrida em 1914 redesenhou as fachadas laterais e substituiu toda a abóbada por elementos idênticos. O altar-mor de Mestre Valentim, destruído pelo incêndio de 1923 foi parcialmente reconstruído em 1924, a partir de fotografias. O esquema de dois pavimentos, com o trecho superior coroado por frontão triangular e arrematado lateralmente por volutas é uma reminiscência do Barroco tardio, num período que já estava sendo influenciado pelo estilo Neoclássico, mas este modelo não influenciou outras construções, tendo sido mantida no século XIX o padrão tradicional de fachada. Na sacristia da Igreja existe uma placa com os seguintes dizeres: “Este templo começou a ser construído em 1º de Setembro de 1770 em substituição à Capella que se achava neste local desde 1623 e foi bento em 28 de outubro de 1811. Foi reconstruído em parte em 1915 e, tendo sido damnificado por um incêndio em 29 de agosto de 1923, foi restaurado e melhorado em 1924, sendo sagrado solemnemente o seu altar-mor em 28 de novembro do mesmo amno." A Igreja guarda em seu acervo, como troféus da Guerra do Paraguai, três bandeiras tomadas na batalha do Avaí.

...

...

Atrativos turísticos no entorno

Igrejas

Museus e Centros culturais

Outros

  • Ilha Fiscal
  • Palácio Tiradentes
  • Orla Conde

...

Saiba mais

.

...

TAGS: Igreja de Santa Cruz dos Militares

...

...

Minhas lembranças do Rio 

>>> Facebook +Rio

>>> Atrativos do Rio ... inglês  / espanhol 

...

...

SEJA UM ASSOCIADO MAISRIO E DESFRUTE DE 

Vantagens: gratuidades, prêmios e descontos em caminhadas; participação em sorteios; descontos exclusivos em produtos; e muito mais.

>>> LINK PARA SE ASSOCIAR