• Igreja de São Sebastião dos Capuchinhos

 

ÁREA TURÍSTICA ZONA NORTE 

ESPAÇO TURÍSTICO TIJUCA & VILA ISABEL & MARACANÃ & SÃO CRISTÓVÃO & PRAÇA DA BANDEIRA

 

  • Como chegar

  • Localização: Rua Haddock Lobo, 266 – Tijuca – RJ. Localização: Rua Haddock Lobo, 266 – Tijuca - RJ. Tel. (21) 2569-2852

  • Visitação: Diariamente 

 

IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO DOS CAPUCHINHOS

A igreja de São Sebastião dos Capuchinhos (ou simplesmente Igreja dos Capuchinhos como é conhecida) foi construída em 1928, em estilo neobizantino. A Igreja destinou-se a acolher a imagem de São Sebastião, Padroeiro da Cidade do Rio de Janeiro, após o desmonte do Morro do Castelo. Com o desmonte do Morro do Castelo em 1922, a Igreja de São Sebastião foi transferida para uma nova igreja na Rua Haddock Lobo na Tijuca, a Igreja de São Sebastião dos Frades Capuchinhos, construída entre 1928 e 1931, e para ela também foram transferidos a lápide tumular de Estácio de Sá, morto em 1567, e o marco de fundação da cidade. A Igreja tem como destaque sua decoração em estilo neobizantino, com os altares em mosaico inspirados no Mosteiro de Beuron; outro destaque são os grandes vitrais do transcepto, um dos quais apresenta a luta entre portugueses e franceses, na qual os portugueses expulsaram os franceses da Guanabara em 1567. Na sua fachada pode-se ver um painel de azulejos, acima dos janelões, que representa a Fundação da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, por Estácio de Sá, em 1565.

A Igreja de São Sebastião é  muito procurada pelos fiéis sendo que, na primeira sexta-feira do ano, ocorre a tradicional benção aos fiéis seguida de missa, numa cerimônia que se repete em todas as primeiras sextas-feiras do mês, renovando, assim, a fé e a esperança. Todo ano no dia 20 de janeiro, ocorre a festa do padroeiro, com uma procissão que parte da Igreja, atravessa o Centro da cidade, passa pela Catedral Metropolitana e termina na Praça do Russel, na Glória, local da estátua de São Sebastião, onde é representado o Auto com a vida de São Sebastião. 

 

São Sebastião

São Sebastião, o protetor da cidade do Rio de Janeiro, teve sua primeira igrejinha construída por Estácio de Sá ainda junto ao Morro Cara de Cão. Com a transferência da cidade para o Morro do Castelo, o então Governador da Cidade, iniciou a construção da Igreja do Padroeiro, no Morro do Castelo, tendo inaugurado, entre 1578 e 1598, a nova Igreja e transladado para ela a lápide com os restos mortais de Estácio de Sá, fundador da cidade do RJ.

Destaque: