Praça Onze

• Praça Onze

Praça Onze

...

ÁREA TURÍSTICA ZONA CENTRAL 

PRAÇA DA REPÚBLICA & CAMPO DE SANTANA & PRAÇA ONZE

 

  • Localização: Metrô Central, Av. Presidente Vargas, rua de Santana, rua Marquês de Pombal, rua Frederico Silva, Av. Trinta e Um de Março,  rua Marquês de Sapucaí, Metrô Central do Brasil, Metrô Praça Onze). Espaço Turístico Praça da República, Campo de Santana e Praça Onze

  • Como chegar (google maps)

 

FATO HISTÓRICO & MONUMENTO

(Artigos MaisRio)

...

...

A PRAÇA ONZE

A Praça Onze não é em realidade uma praça, mas sim uma extensa área próxima ao Campo de Santana (e consequentemente à Praça da República ), atualmente com algumas avenidas (Av. Presidente Vargas, Av. Trinta e Um de Março – viaduto que passa pelo Sambódromo e liga o Túnel Santa Bárbara ao Viaduto São Pedro -, Av. Mém de Sá e Av. Salvador de Sá) e inúmeras ruas (rua de Santana, rua Marquês de Pombal, Rua Frei Caneca, Rua General Caldwell, Rua Marquês de Sapucaí, Rua do Riachuelo, Rua Frederico Silva, Rua Benedito Hipólito, Rua Frederico Silva, Rua Júlio do Carmo, Rua Afonso Cavalcanti, Rua Carmo Neto, Rua Correia Vasques, Rua Anibal Benévolo e Rua Néri Pinheiro, entre outras). Nesta área, servida pela Estação do Metrô Praça Onze, da linha 1 – que liga Copacabana à Tijuca -, existem três principais praças: Praça D. Sebastião Leme, Praça General Pedra e Praça Noronha Santos.

No passado denominada Rossio Pequeno e posteriormente Praça Onze de Junho (data da Batalha Naval do Riachuelo, na Guerra do Paraguai), esta área tornou-se, nas primeiras décadas do séc. XX, o local mais cosmopolita do Rio de Janeiro. Em suas redondezas misturaram-se imigrantes espanhóis, italianos e judeus de várias procedências com milhares de negros, na maioria oriundos da Bahia, os quais transformaram a Praça Onze em reduto de sambistas e o primeiro espaço para os desfiles das primeiras escolas de samba (daí se originaram as famosas “tias baianas”, que até hoje são lembradas nos desfiles das escolas de samba, representadas pela ala das baianas, quesito obrigatório nos desfiles). O progresso do período pós-guerra trouxe a modernização do centro da cidade;a praça foi extinta com a demolição do casario então existente para que fosse aberta a Av. Presidente Vargas .

...

...

Minhas lembranças do Rio 

>>> Facebook +Rio

>>> Atrativos do Rio (inglês  / espanhol )

...

...