Cordas Clássicas: Camerata de Violões - Gravação de DVD (Cidade das Artes, 12 de agosto às 20hrs)

Cordas Clássicas: Camerata de Violões - Gravação de DVD

...

Data: 12 de agosto

Horário: 20h

Local: Cidade das Artes 

Endereço: Avenida das Américas, 5.300 - Barra da Tijuca – RJ

http://cidadedasartes.rio.rj.gov.br/programacao/interna/871
...
...
O grupo nasceu numa reunião de professores do Conservatório Brasileiro de Música e ganhou espaço no cenário musical com vibrantes interpretações de um repertório brasileiro de altíssima qualidade. Seu primeiro cd, lançado em 2001, recebeu referências elogiosas da crítica especializada nacional e internacional. A revista inglesa CLASSICAL GUITAR referiu-se ao conjunto como “uma orquestra de violões que produz um som deslumbrante”. Com apresentações em diversos estados brasileiros, a Camerata de Violões do CBM vem conquistando a admiração do público e de grandes músicos como Hermeto Pascoal, que já dedicou uma composição inédita ao octeto. O segundo CD do grupo foi gravado e lançado pela gravadora Biscoito Fino, e obteve indicação ao GRAMMY 2009 na categoria melhor álbum instrumental. O terceiro CD "Suítes do Brasil" foi lançado em 2016, ano que a Camerata completou vinte anos de atividades.

Neste novo projeto "Cordas Clássicas" a Camerata de Violões avança com a nova proposta de registrar pela primeira vez em sua trajetória compositores brasileiros, novos e consagrados: Heitor Villa-Lobos, Lorenzo Fernandez, Henrique Oswald e Eduardo Gatto, lado a lado a compositores europeus e latino-americanos, tais como Claude Debussy, Béla Bartók, Alberto Ginastera e Leo Brouwer. Interpretando obras compostas originalmente para orquestras sinfônicas, com os arranjos elaborados pelos próprios integrantes do grupo para a estrutura de octeto de violões.

“Tivemos um encontro muito bonito aqui em casa. Um encontro de muita musicalidade, mas o que me impressionou na Camerata de Violões foi a família musical compondo. A turma que está com o Paulo, ela está no meio do começo e toca uma música muito linda”. Hermeto Pascoal.

Integrantes:

Artur Gouvêa, Marco Lima, Fabio Nin, Luciano Camara,

Eduardo Gatto, Valmyr de Oliveira, Adriano Furtado, Rogério Borda