Fado Rio-Lisboa (Cidade das Artes - domingo, 21 de julho às 18h)

Fado Rio-Lisboa 

 

Compre Aqui o Seu Ingresso

>>>https://www.ingressorapido.com.br/event/31689-1/d/61723

 

 

...

Data: 21 de julho

Horário: domingo às 18h

Local: Cidade das Artes 

Endereço: Avenida das Américas, 5.300 - Barra da Tijuca – RJ

http://cidadedasartes.rio.rj.gov.br/programacao/interna/1073

...
...

Formado por amigos que possuem gosto musical em comum, o Rio-Lisboa, é um grupo de fado com instrumentação diferenciada, Bandolim, Piano e Violoncelo, que acompanham a cantora de belo timbre e extensão de soprano, Fabiana Cruz.

O grupo existe há dois anos e realiza eventos em todo estado do Rio de Janeiro, deixando a marca da saudade e da esperança, temática central do fado que até hoje tem em sua origem um mistério.

Sinopse do show

Neste concerto, o grupo Rio-Lisboa traz ao palco do Teatro de Câmara da Cidade das Artes os mais famosos e tradicionais fados portugueses como Ai, Mouraria, Fado Português, Vielas de Alfama, Canção do Mar, na voz cristalina de Fabiana Cruz acompanhada pelos excelentes músicos, Tiago do Bandolim, Diogo Moura e Evandro Rodriguese. 

Venha se emocionar nesta verdadeira viagem além-mar.

 
Fabiana Cruz, Cantora

Teve suas primeiras experiências com a música popular e erudita ainda na infância. Iniciou seus estudos de canto lírico com o contra tenor Fernando Portugal na Escola de Música Vila Lobos. Foi integrante do Coro Sinfônico do Rio de Janeiro, tendo participado de projetos e concertos junto à OSB. Participou das óperas realizadas pela OSB – ópera e repertório.

A paixão pelo fado português surgiu ainda na infância devido ao contato com a comunidade portuguesa da cidade de Cabo Frio – RJ, onde ocorre a festa portuguesa anualmente, tendo se tornado admiradora dos fadistas da antiga e da nova geração. Por esta razão, mantém o fado junto à prática do canto lírico.

É integrante da Cia. Ópera Imperial e cursa Licenciatura em música no Conservatório Brasileiro de Música.

Tiago do Bandolim, Bandolim

Filho do Ronaldo do Bandolim, um ícone do bandolim brasileiro, Tiago faz parte de uma safra de músicos formada na Lapa dos anos 2000, misturando, em sua formação, o choro tradicional e outras influências, como baião, samba, tango e jazz, criando, assim, um estilo próprio de interpretação e improvisação. 

Formado pelo CBM do Rio de Janeiro, já se apresentou no Teatro Clara Nunes, Teatro Municipal de Niterói, TMRJ e casas de renome como Carioca da Gema, Rio Scenarium e Centro Cultural Carioca, ao lado de ícones da música instrumental brasileira como Silvério Pontes, Zé da Velha, Dirceu Leite, Yamandu Costa, Marcel Powell, Nilze Carvalho, entre outros. Integrou o grupo de samba e choro Unha de Gato e o conjunto de Choro Regional Carioca, sob a direção musical de Maurício Carrilho.

Lançou, no ano de 2005, o CD "Cadência", do seu grupo Regional Carioca, com direção musical de Maurício Carrilho, e, em 2008, o CD "Festa pro Povo", com o grupo de samba Unha de Gato, participando de uma turnê internacional pela Europa, estando na Polônia e Dinamarca. 

Em 2017, após 15 anos de carreira, o músico gravou "De Soslaio", seu primeiro álbum solo interpretando choros modernos de autores contemporâneos. O CD conta com participações especiais de renomados instrumentistas com quem Tiago tem grande amizade, como o violonista Yamandú Costa, o violinista francês Nikolas Krassick, Ronaldo do Bandolim, o acordeonista gaúcho Bebê Krammer, além de talentos da nova geração, como Dudu Oliveira e Aquiles Moraes.

Diogo Moura, Violoncelo

Bacharel em violoncelo pela UFRJ, obteve tutoria dos mestres, Iura Ranevsky e Marcos Ribeiro.

Iniciou seus estudos aos 15 anos de idade com Gretel Pagannini, recebeu depois orientações de David Chew, Ronildo Candido Alves, este último, por 5 anos.

Atuou como chefe de naipe na Orquestra Sinfônica Aprendiz, paralelamente participando de festivais como o de Juiz de Fora, Oficina de Música Cinves, e Oficina de Música de Curitiba, tendo a oportunidade de estudar com mestres como Claudio Urgel, Paulo Rabello, Ashely Sandor Sidon, Alceu Reis, Tomasz Zieba, Anne Francis Bayless.

É violoncelista convidado para integrar o naipe de seu instrumento em orquestras como OSB Jovem, ORSEM, OSN – UFF, Atlantis Opera Orchestra, Imperial Filarmônica do Brasil, Sapucaia Ensemble, entre outras.

No exterior teve a oportunidade de estudar no Valdres Summer Music Festival, Noruega, participando de MasterClass da Oslo Camerata, com os violinistas Stephan Barret-Due, Camilla Kjoll e os violoncelistas Ole Eirik Ree, Tiril Dorun Bengtsson, Jonhanes Martens entre outros.

Durante sua trajetória acadêmica e musical teve o privilégio de ser regido por renomados maestros nacionais e internacionais como: André Cardos, Ernani Aguar, Helter Trefzeger, Paolo Ponziano Ciarde, Evandro Rodriguese, Roberto Minczuk, Marcos Arakaki, Antônio Henrique Seixas, Guilhermo Scarabino, Claudio Cruz, Roberto Duarte, Daniel Guedes.

Evandro Rodriguese, Piano

Formado em Regência Orquestral pela Faculdade Santa Marcelina, SP e ACO Conducting Academy, Portugal, além dos cursos superiores, estudou com grandes nomes do pódio como Colin Metters, Isaac Karabtchevsky, Luis M. Clemente, Roberto Tibiriçá, Ricardo Rocha, Emiliano Patarra, entre outros.

É maestro da Orquestra Sinfônica Aprendiz, e de seus projetos pessoais como a Atlantis Opera Orchestra, Sapucaia Ensemble e Imperial Filarmônica do Brasil, tendo a oportunidade de dirigir em importantes teatros e salas de espetáculos como, Cidade das Artes, TMRJ, Teatro Santa Isabel, Teatro Guaíra, entre outros.

Como maestro convidado, esteve à frente de grupos como a Orquestra Nacional de Sopros (PT), Orquestra da Costa Atlântica (PT), Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, Orquestra Sinfônica Heliópolis, Orquestra Bachiana Jovem, Orquestra de Câmara L’estro Armonico, entre outras.

Atuante no meio carioca, já trabalhou ao lado de artistas da música popular como Don Betto, Fernanda Abreu e Silvério Pontes. Durante seus estudos em Portugal, paralelamente ao curso de regência orquestral, pesquisou sobre o Fado, o que lhe despertou grande paixão pelo popular estilo musical das terras de Camões.

Como empresário, é sócio proprietário da Kether Arts, produtora cultural.

...

...

Minhas lembranças do Rio 

>>> Facebook +Rio

>>> Atrativos do Rio (inglês  / espanhol )

...

...

...