Quarteto Brasiliana (Cidade das Artes, 16jun)

Quarteto Brasiliana

...

Data: 16 de junho 

Horário: 20h 

Local: Cidade das Artes 

Endereço: Avenida das Américas, 5.300 - Barra da Tijuca – RJ

http://cidadedasartes.rio.rj.gov.br/programacao/interna/769
...
...
Fundado em 1994 com o nome de Quarteto Continental, em 2006 adota o nome de Quarteto Radamés Gnattali, em homenagema este grande compositor. Desde 2010, já com a formação atual, assume definitivamente o nome de Quarteto Brasiliana, homenageando assim todos os compositores brasileiros em geral. Um dos mais vibrantes, dinâmicos e versáteis quartetos de sua geração, é constituído por músicos premiados em diversos concursos nacionais e internacionais, dentre eles o Prêmio Carlos Gomes de Ópera e Música Erudita. Atuam também como recitalistas e solistas à frente das principais orquestras do Brasil, América do Sul e Europa.

Já se apresentaram em países como Estados Unidos, Paraguai, Suíça, Alemanha, além de concertos por todo o Brasil, divulgando sempre a música brasileira de concerto. O Quarteto Brasiliana já participou de diversos festivais de música pelo Brasil, tais como o Festival de Música de Domingos Martins, Festival de Música de Petrópolis, além do Panorama da Música Brasileira Atual e da Bienal de Música Brasileira Contemporânea, estreando diversas obras dedicadas ao quarteto. Foi responsável pela primeira audição no Brasil do Quarteto n° 2 de Alberto Nepomuceno.

Participou também das comemorações do centenário de Lorenzo Fernandez, na Sala Cecília Meireles, em 1999, e de diversas edições do Festival Villa-Lobos apresentando vários de seus quartetos, muitos deles em primeira audição no Brasil.

Convidado pela Funarte, participou do projeto Concertos Didáticos nas Escolas desenvolvendo um intenso programa de atividades pedagógicas, de difusão e concertos em escolas municipais do Rio de Janeiro. Os concertos do Quarteto Brasiliana são gravados e transmitidos com regularidade no programa Partituras da TV Brasil.

Celebrado pelo público e pela crítica por suas interpretações de alto nível artístico, o Quarteto Brasiliana tem sido saudado pelos principais jornais do país como um dos mais conceituados quartetos de cordas brasileiro.

Quarteto Brasiliana e o classicismo vienense

Com uma trajetória de mais de 20 anos de palco, o Quarteto Brasiliana, ao longo do tempo, vem se especializando na interpretação de compositores brasileiros e latino-americanos. No repertório do concerto serão apresentados o famoso Quarteto Imperador de Haydn, cujo 2º movimento é o tema do hino nacional alemão e um dos últimos quartetos de Beethoven, que podem ser considerados um dos maiores conjuntos artísticos já produzidos por um ser humano.