Suor Angelica | Ópera em um ato de Giacomo Puccini (Cidade das Artes, 19 de maio às 17h)

Suor Angelica | Ópera em um ato de Giacomo Puccini 

 

Compre Aqui o Seu Ingresso

>>>https://www.ingressorapido.com.br/event/31121-1/d/59984

 

 

...

Data: 19 de maio

Horário: 17h

Local: Cidade das Artes 

Endereço: Avenida das Américas, 5.300 - Barra da Tijuca – RJ

http://cidadedasartes.rio.rj.gov.br/programacao/interna/1043

...
...

A ópera “Suor Angelica”, composta por Giacomo Puccini em 1917, é uma das mais belas do compositor italiano. Por conta da sua curta duração e enredo cativante, apresenta uma oportunidade não só do fomento do consumo de ópera, mas também da projeção de jovens artistas no mercado lírico.  “Suor Angelica” será encenada no domingo, dia 19 de maio, na Cidade das Artes, às 17h, pelo Coro de Câmara Lírico Feminino e o Núcleo de Ópera da Associação de Canto Coral.

Esse título se destaca em relação aos demais do repertório lírico por possuir um elenco totalmente feminino. Além disso, seu enredo pode ser lido atualmente, à luz do feminismo, por abordar o tema da repressão à sexualidade das mulheres. Angelica, a protagonista, é uma mulher que tem relações sexuais enquanto solteira, o que era um escândalo para a moral vigente no início do século XX — e, ainda, em alguns setores conservadores do XXI. Por este “delito”, ela é encarcerada num convento, um lugar de penitência, o que leva muitos estudiosos da arte lírica a compararem está ópera ao “Purgatório”, de Dante Alighieri.

Para criar esse ambiente claustrofóbico e punitivo, o diretor cênico Antonio Ventura optou por uma cenografia parca e pouco iluminada. O destaque será a forte presença do símbolo da vela, não só uma constante na iconografia e culto católicos, mas também alusiva à purificação das almas luxuriosas através do fogo na obra dantesca.

O projeto é uma colaboração da Associação de Canto Coral, que há 77 anos desenvolve um trabalho de apresentações de corais – já ultrapassando a marca de 750 performances em diversos locais do Rio de Janeiro, como o Centro Cultural do Banco do Brasil, o Museu de Belas Artes, a Cidade das Artes, além de promover palestras e cursos sobre ópera – com o diretor Antonio Ventura, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, sendo alguns de seus trabalhos “O Estupro de Lucrécia” (2016), “Muito Barulho por Nada” (2017) e, seu mais recente, “Romeu e Julieta” (2018), todos baseados na obra de William Shakespeare.

...

...

Minhas lembranças do Rio 

>>> Facebook +Rio

>>> Atrativos do Rio (inglês  / espanhol )

...

...

...