Festival do Rio 2018 (Vários Locais, 01 a 11 de novembro)

Festival do Rio 2018

 

..

Data: 01 até 11 de novembro
 
Local: vários locais
 
...
...
Durante dez dias, o Rio de Janeiro será o que ele merece continuar a ser: a capital mundial do melhor do cinema. O Festival do Rio vai exibir 200 filmes de mais de 60 países em cerca de 20 locais de exibição da cidade, receber profissionais do audiovisual para seminários e workshops, realizar debates, reunir música, cinema e muito mais.
 
De 1 a 11 de novembro, o público vai ter a oportunidade de conferir os filmes mais comentados, descobrir raridades, votar no melhor da Première Brasil, participar de debates, sessões especiais com a presença de personalidades do cinema mundial e palestras e oficinas gratuitas no RioMarket. 
 
Serão exibidos novos trabalhos de diretores consagrados e premiados nos maiores festivais do mundo, como Lars Von Trier (A Casa que Jack Construiu, com Uma Thurman), Gus Van Sant (A Pé Ele não Vai Longe, com Joaquin Phoenix),  Jean-Luc Godard (Imagem e Palavra), Mike Leigh (Peterloo), Spike Lee (Infiltrado na Klan), Jafar Panahi (3 Faces),Frederick Wiseman (Morovia, Indiana), Julian Schnabel (No Portal da Eternidade, com Willem Dafoe), Hong Sangsoo(Grass e O Hotel às Margens do Rio), Nadine Labaki (Cafarnaum), Olivier Assayas (Vidas Duplas, com Juliette Binoche), Pablo Trapero (A Quietude), Pawel Pawlikowski (Guerra Fria), Dominga Sotomayor (Tarde para MorrerJovem),  João Canijo (Fátima), Teresa Villaverde (O Termômetro de Galileu), Julius Avery (Operação Overlord) Emir Kusturica (El Pepe, uma vida suprema), Juan Vera (O amor não Descansa, com Ricardo Darin), Ryusuke Hamaguchi (Asako I & II - Um filme em duas partes sobre a (des)ilusão amorosa), Denys Arcand (A Queda do Império Americano),Steve McQueen (Viúvas, com Viola Davis, Colin Farrel – Filme de Abertura) entre outros. 
 
Na seleção, destaca-se também uma nova versão de Imagine, de John Lennon e Yoko Ono; o documentário Kusama – Infinito de Heather Lenz (conhecida como a ‘artista das bolinhas’ e considerada um ícone da arte pop japonesa);Ferrante Fever, de Giacomo Durzi – sobre a enigmática escritora italiana Elena Ferrante; RBG, de Betsy West e Julie Cohen um retrato da vida da famosa juíza Ruth Bader Ginsburg, que aos 85 anos tornou-se personalidade cultuada entre os jovens; Não me Toque, de Adina Pintilie - Urso de Ouro em Berlim;  Assunto de Família, de Hirokazu Koreeda – Palma de Ouro em Cannes; Em Chamas, de Lee Chang-dong, baseado no conto Queimar Celeiros, do escritor japonês Haruki Murakami. Vencedor do prêmio da crítica no Festival de Cannes de 2018.  Abaixo outros títulos.
 
As sessões de gala da Première Brasil acontecem no Estação NET Gávea, Estação NET Botafogo e no Centro Cultural LSR – Odeon NET/CLARO. As já tradicionais sessões populares seguidas de conversas do público com realizadores e atores/atrizes dos filmes acontecem no Centro Cultural LSR Cine Odeon NET/CLARO e Estação NET Rio. O circuito completo será divulgado posteriormente.
 
CONCERTO DANÇANTE E EVENTO SECRETO
 
Além dos filmes, debates e oficinas, o Festival programou dois eventos especiais, reunindo cinema e música:
 
- Dia 3 de novembro, um verdadeiro “Concerto Dançante”em homenagem aos filmes dos anos 70 e 80 acontece noTeatro Rival Petrobras:
 
A Orquestra Petrobras Sinfônica vai apresentar versões orquestradas de músicas das trilhas sonoras dos longas-metragens “Grease”, “Dirty Dancing”, “ Os Embalos de Sábado à Noite” e “Xanadu”. 
 
- Desde o ano passado o Festival do Rio e a gravadora Biscoito Fino estão de mãos dadas para fazer do maior evento de cinema do Rio um palco ampliado de arte e cultura.
 
Este ano esta pequena grande parceria se ampliou e se conectou também com o SOFAR SOUNDS Rio de Janeiro.
 
Essa trinca transformou este encontro musical dentro do Festival do Rio em algo ainda mais inusitado, respeitando o formato que a SOFAR Sounds já adota no mundo todo. Será um dia de evento secreto, no período que durar o Festival, em lugar inusitado, reunindo participantes para apresentações ao vivo de artistas independentes ou não.  Para mais informações:  http://www.sofarsounds.com
 
NOVA SEDE DO FESTIVAL DO RIO / RIOMARKET
 
A CASA FIRJAN, em Botafogo, será a nova sede do Festival do Rio, onde acontecerão as atividades do RioMarket, setor de negócios para profissionais.
 
e será também o ponto de encontro de debates, master classes e atividades paralelas abertas ao público e gratuitas.
 
MOSTRA ESPECIAL SESC
 
O Festival do Rio, com o apoio do SESC RIO, vai levar uma mostra especial de 6 filmes brasileiros à 4 unidades SESC (Nova Iguaçu, São Gonçalo, Tijuca e Madureira), todos com entrada franca, diversão garantida para todas as idades.
 
Filmes inéditos, exibição de clássicos, seminários, debates e encontros com diretores e atores internacionais fazem do evento um dos mais importantes encontros de cinema da América Latina.
 
O Festival do Rio é realizado através da lei de Incentivo do Ministério da Cultura, patrocínio da PETROBRAS, apoio Institucional do Sistema FIRJAN e demais apoiadores e parceiros. 
 
Mostras e títulos (Mostra Première Brasil já divulgada anteriormente, disponível no www.festivaldorio.com.br)

...
...

Minhas lembranças do Rio 

>>> Facebook +Rio

>>> Atrativos do Rio (inglês  / espanhol )

...

...

...