Exposição Contos e Encantos de Natal (Fundação Cesgranrio, até 04jan2018)

Exposição Contos e Encantos de Natal

...

Data: até 04 de janeiro de 2018

Horário: quarta a domingo, a partir das 14h

Local: Fundação Cesgranrio, prédio anexo ao campus (antigo Le Buffet)

Endereço: Rua Santa Alexandrina, 1122 B – Rio Comprido – RJ    

http://cultural.cesgranrio.org.br/uma-exposicao-de-natal-como-voce-nunca...
...
...
Feche os olhos. Deixe a imaginação voar e venha descobrir que os sentimentos de magia, fé e esperança já chegaram ao Rio Comprido, através da exposição “Contos e Encantos de Natal”, promovida pela Fundação Cesgranrio, até o dia 4 de janeiro.

Este ano, será como mergulhar em um livro de contos de fada. Lá há príncipes, princesas, vilões e monstros em cenários de reinos encantados. Personagens de tradicionais histórias infantis se reúnem a Papai Noel para celebrar o nascimento do Menino Jesus, de uma forma lúdica e cultural, em um espaço com cerca de mil metros quadrados, construído para o evento.

Num presépio vivo, Maria, José e o Menino Jesus são saudados pelos Reis Magos, resgatando o verdadeiro espírito do Natal.

Como uma verdadeira “Ilha da Fantasia”, Peter Pan, Capitão Gancho e a Fada Sininho se reúnem com Gepeto e seu boneco Pinóquio, ao lado de Wendy, Mary Poppins, Emília e Frozen para receberem os visitantes e juntos embarcarem nesta nave de sonhos.

A Bela no palácio da Fera também surpreende. O ambiente é muito parecido com o filme e nos faz imaginar o casal dançando valsa e se encontrando com a Cinderela e seu Príncipe Encantado para dar asas à nossa imaginação.

E para completar a magia, na Floresta Encantada, Branca de Neve e os sete anões se reúnem com os Três Porquinhos.

Para que toda essa fantasia se transforme em realidade, 30 artistas, três recreadores e oito monitores se juntam representando os personagens e interagindo com o público.
Como não poderia deixar de ser, o grande convidado é Papai Noel, que relembrará a todos que essa festa é, na verdade, em homenagem ao sentimento de fé e esperança para a humanidade com a chegada do Menino Deus.

O tradicional Presépio Napolitano, o maior da cidade, montado com mais de 3.500 peças dos séculos XVIII e XIX, muitas das quais em movimento, também está presente em um dos ambientes. Ocupando uma área de 80 metros quadrados e cinco metros de altura, o presépio apresenta a Sagrada Família cercada do cotidiano de Nápoles: as feiras de verduras, frutas e pescados, a mesa posta nas casas iluminadas em que muitos comem e bebem, os ciganos em festa com música e dança, todos sintetizando a alegria pelo nascimento do Menino Deus.

Também a “Cidade de Neve”, que ilustra o Natal numa típica cidadezinha nos Estados Unidos, na década de 60, também com peças que se movem, ganhou este ano muitas peças novas, mostrando Papai Noel sobrevoando a cidade com seu trenó repleto de brinquedos.
Uma oficina de pintura e desenho para as crianças completa o cenário de fantasia.
O teatro é uma das grandes atrações. Com roteiro de Bruno Torquato, a encenação nos dá uma lição de vida: não deixar a amargura tomar conta de nossos corações e ter a certeza de que o verdadeiro milagre da vida é sempre manter a fé e a esperança.

Após o teatro, um coral de cerca de 30 pessoas (atores e cinco crianças do projeto Apostando no Futuro) vão cantar músicas natalinas.