Museu Nacional Vive – Arqueologia do Resgate (CCBB, até 29 de abril - segunda a domingo)

Museu Nacional Vive – Arqueologia do Resgate 

 

 

 

Data: 27 de fevereiro até 29 de abril

Local: Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) 

Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – RJ

http://culturabancodobrasil.com.br/portal/museu-nacional-vive-arqueologi...
...
...
Primeira exibição pública de uma centena de peças salvas do trágico incêndio que atingiu o Museu Nacional em setembro de 2018. A exposição parte do incidente para apresentar – por meio de um conjunto representativo de itens resgatados dos escombros e outros preservados – que o Museu continua vivo e produzindo conhecimento.

Sob curadoria da Comissão de Resgate do Museu Nacional, a mostra apresenta cerca de 180 itens, dos quais 103 são resgatados após o incêndio. As demais peças expostas estavam fora da área do incêndio ou emprestadas. O conjunto contempla todas as áreas de pesquisa da instituição:Antropologia, Botânica, Entomologia, Geologia e Paleontologia, Invertebrados e Vertebrados.

Entre os itens em exibição estão o Meteorito Santa Luzia; animais taxidermizados; o crânio de um jacaré-açu; ânforas, lamparinas e vasos, romanos e etruscos pertencentes às coleções de D. Pedro II e da Imperatriz Teresa Cristina; esculturas de Shabti de Haremakhbit de faiança, do Egito Antigo; entre outros.

...

...

Minhas lembranças do Rio 

>>> Facebook +Rio

>>> Atrativos do Rio (inglês   / espanhol )

 

...

...

...