Carminho (Vivo Rio, 14dez)

Carminho

...
...

 

Data: 14 de dezembro

Horário: 21h30

Local: Vivo Rio

Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo – RJ

http://www.vivorio.com.br/agenda-interna/?Carminho&189
...
...
De um mergulho na obra de Tom Jobim, nosso maestro soberano, nasceu o quarto CD da cantora portuguesa Carminho.

Carminho canta Tom Jobim tem direção musical e arranjos de Paulo Jobim, e chega agora ao Brasil, via Biscoito Fino.

O tributo à obra de Tom Jobim acontece depois de Canto, álbum que já contava com a participação de vários músicos brasileiros e trazia um tema de Caetano Veloso, Cesar Mendes e Tom Veloso (O sol, eu e tu), e um dueto com Marisa Monte (Coisas), com quem Carminho divide o clássico Estrada do Sol (Tom e Dolores Duran) no novo projeto.

A versão arrebatadora de Carminho para Sabiá (ao lado do cantor António Zambujo), hoje obrigatória no repertório da cantora em suas passagens pelo Brasil, foi o prenúncio do que viria. O Tom Jobim é um marco na vida de qualquer músico que se encontra com a obra dele. É um compositor iluminado que, curiosamente, mesmo tendo ele um estilo musical sofisticado, chegava a toda gente, ao mais popular, com harmonias complexas. Isso é fascinante!? pontua Carminho. O Tom também é um personagem que me apresenta, através de sua música, a muitos outros compositores brasileiros, conclui.

O projeto foi concebido e gravado com muita calma, desde os primeiros contatos com família de Tom, no Rio de Janeiro. Estive em um encontro com a família Jobim, em meados do ano passado, no qual pude repartir esse amor que sinto por sua obra e houve esse convite - para mim um desafio -, para que eu fizesse interpretações dessas canções.

Depois estive com o Paulo Jobim, que traz essa sensibilidade musical em sua genética, e começamos a desenvolver um trabalho muito bonito de partilha, de busca de repertório, escolhendo alguns arranjos, a instrumentação, conta Carminho, que divide com o filho mais velho de Tom a produção do disco.

Além de Marisa Monte, Chico Buarque e Maria Bethânia surgem em duetos. Com Chico, com quem Carminho já havia cantado, a escolhida foi Falando de amor. Com Bethânia foi a primeira vez: Maria Bethânia é uma referência para mim enquanto intérprete, na medida em que ela vê e olha cada palavra, e tenta entende-las em sua profundidade máxima, sublinha Carminho, que dividiu com Bethânia os vocais de Modinha.

O disco reúne músicos que fizeram parte da Banda Nova, criada em 1984 (ano em que Carminho nasceu), que tocou com Tom Jobim por 10 anos. Nessa nova edição ela é formada por Paulo Jobim (violão), Daniel Jobim (piano), Jaques Morelenbaum (violoncelo) e Paulo Braga (bateria). São músicos que viveram e conviveram com ele por muitos anos, portanto, para mim é uma honra poder fazer parte da continuação deste legado, finaliza.

 

 

...

...

Minhas lembranças do Rio 

>>> Facebook +Rio

>>> Atrativos do Rio (inglês  / espanhol )

...

...

SEJA UM ASSOCIADO MAISRIO

Vantagens: gratuidades, prêmios e descontos em caminhadas; participação em sorteios; descontos exclusivos em produtos; e muito mais.

>>> LINK PARA SE ASSOCIAR