Encontro com Chiquinha Gonzaga (Sala Baden Powell, 13 de janeiro às 15h)

Encontro com Chiquinha Gonzaga 

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Data: 13 de janeiro
 
Horário: 15h
 
Local: Sala Baden Powell 
 
Endereço: Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 360 – Copacabana – RJ
 
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O Rio de Janeiro recebe desde setembro de 2018, o Festival Domingos Clássicos, que reúne, na Sala Baden Powell – Casa da Bossa, em Copacabana, espetáculos de música clássica com intérpretes, artistas de diferentes orientações musicais e com diferentes organizações instrumentais e/ou vocais. O Festival, com a pianista Fernanda Chaves Canaud, é um espaço aberto para novos compositores contemporâneos, bem como para grupos de câmara nacionais e estrangeiros, orquestras, coros, minióperas e solistas da música de concerto, sempre com cunho didático e de formação de plateia para todas as idades. A iniciativa é apresentada pelo Ministério da Cultura e Instituto CCR, por meio da Lei Rouanet.
 
Os concertos semanais nas tardes de domingo têm como objetivo proporcionar uma experiência ímpar para o público, que nem sempre conta com possibilidade de acesso à música clássica tocada ao vivo. E a oportunidade de um contato estreito com os músicos.
 
No domingo dia 13, às 15h, a apresentação será do Encontro Com Chiquinha Gonzaga, onde a soprano Neti Szpilman, a pianista Maria Luisa Lundberg, e o clarinetista Moisés Santos, apresentarão o recital de homenagem a Chiquinha Gonzaga. O grupo faz uma retrospectiva política e social da época, em um bate-papo com a plateia mesclado com as composições da maestrina.
 
Aos nove anos, meiga criança, aos treze filha pretendente. Piano, bordado e dote preparam o destino de uma mulher. Assim, era a vida de uma moça na época de Chiquinha Gonzaga. No entanto, com temperamento forte e uma paixão arrebatadora pela música, ela teria uma vida diferente. 
 
De acordo com os padrões da época, Chiquinha casou-se quase menina. Porém, jamais deixou que o marido a afastasse da música. Suas composições foram motivo de felicidade e tristeza. Mas esta mulher, com talento, coragem, humor e uma língua afiada, lutou pelo que acreditava e abriu caminho para a mulher brasileira.
 
O recital se justifica na medida que resgata, preserva e divulga a obra de uma das maiores, se não a maior, compositora brasileira, que na segunda metade do século XIX, lutou pelo direito das mulheres brasileiras e, também deixou como legado cerca de 2.000 composições. Seu nome é hoje reconhecido como uma feminista, mulata, que através da música, desafiou e transgrediu os rígidos costumes da época, ao batalhar incansavelmente pelo direito das minorias.

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