Espetáculo Teatral "O Lado B " (Cidade das Artes, até 17 de fevereiro - sexta a domingo)

Espetáculo Teatral "O Lado B " 

Compre Aqui Seu Ingresso

>>>https://www.ingressorapido.com.br/event/11874/d/51739/s/262167

 

...

Data: 11 de janeiro até 17 de fevereiro

Horário: sexta e sábado às 20h / domingo às 19h

Local: Cidade das Artes 

Endereço: Avenida das Américas, 5.300 - Barra da Tijuca – RJ

http://cidadedasartes.rio.rj.gov.br/programacao/interna/988
...
...
Nova peça da companhia teatral Água Benta, "O Lado B" mergulha nas sombras dos indivíduos contemporâneos com projeções ao vivo, karaokê em cena e cenário articulado, a quarta criação do grupo foi escrita por Gustavo Damasceno e dirigida por Marcéu Pierrotti.

Em janeiro, a sala eletroacústica da Cidade das Artes, na Barra da Tijuca (Rio de Janeiro/RJ), será invadida por personagens ambíguos, atormentados e vulneráveis - como afinal, somos todos nós. No enredo de "O Lado B", entretanto, eles estão frente a situações limite, que exigem escolhas radicais e podem mudar os rumos de suas vidas. E é justamente isso que vai prender o espectador ao longo das quatro histórias que compõem a peça.

"Corpos anestesiados pelos abusos externos e pela autocrítica diária vão implodir ou explodir em algum momento. Esses personagens estão buscando uma saída para suas dores, mas que agora - por as terem sufocado durante muito tempo - pode vir descontroladamente", avisa o diretor Marcéu Pierrotti, que buscou humanizar os dramas de cada personagem, e escolheu estéticas bem diferentes para abordar cada trama.

Inspirações como os filmes Relatos Selvagens e Um dia de fúria estiveram presentes durante o período de pesquisa dos atores da companhia para este trabalho. Através de improvisações e composições coletivas, eles criaram um repertório de cenas curtas que foi o material de base utilizado pelo dramaturgo Gustavo Damasceno para criar a estrutura do espetáculo, que é dividido em quatro atos, cada um contando uma história diferente. Regina (Flavia Pucci) é uma mulher sufocada pela rotina. Ana (Paula Moreno) é uma mulher solitária, viciada em sexo. Jonas (Charles Asevedo) é um marido fiel que se encanta por Jaqueline, o lado mulher do cross-dresser Roberto (Ciro Sales). Marco (Joelson Medeiros) é um homem inconformado com o fim de seu relacionamento. Todos eles nos revelam um pouco de quem somos.

Mergulho contínuo

Pesquisar o comportamento de homens e mulheres nas sociedades contemporâneas, aliás, é a tônica da companhia Água Benta. Formado pelos atores Charles Asevedo, Flavia Pucci, Joelson Medeiros e Paula Moreno, o grupo se debruça sobre as contradições que permeiam a vida e o cotidiano dos seres humanos. Nas três montagens anteriores - "Antiga", do próprio Damasceno, com direção de Charles Asevedo, "Uma noite sem o aspirador de pó", de Priscila Gontijo, também dirigida por Charles, e "Olho de Vidro", de Renata Mizrahi, dirigida por Vera Holtz, Guilherme Leme e Flavia Pucci - a Água Benta tem investigado o indivíduo, suas ações, pensamentos e paradoxos.

"A vida em sociedade pode ser dividida em dois pilares: aquilo que mostramos ao outro e o que escolhemos não mostrar", opina Flavia Pucci. " Em cada história d'O Lado B, exploramos toda a potencialidade humana, desde os comportamentos corriqueiros até os segredos mais sombrios da mente", completa. Assim, esse trabalho é a continuidade e o amadurecimento de um processo continuado, e traz para a companhia relevância, aprofundamento e novos encontros e parcerias.

Encontros frutíferos

Além de Gustavo Damasceno, colaborador da companhia desde o início, "O Lado B" também retoma parcerias já realizadas. A primeira delas é com Carla Berri – cenógrafa premiada com o Prêmio Shell do último ano pelo cenário de "Hamlet", criação da Armazém Companhia de Teatro - que propõe para esse trabalho uma cenografia modular, em cabines articuladas que os atores manipulam e modificam de acordo com o avançar da história.

Em seguida, é importante ressaltar o encontro com a atriz e artista plástica Maureen Miranda (que está no ar em “O Sétimo Guardião”, novela da Rede Globo, como a personagem Dida), outra antiga colaboradora da cia. Maureen seguiu a proposta do diretor e reforça com suas criações as diferenças estéticas entre os atos da peça. Na primeira trama, toques de realismo fantástico e referências a histórias em quadrinhos. Na história seguinte, linguagem cinematográfica e tons mais realistas. " Exagero é a palavra de ordem das peças que compõem o terceiro bloco de O Lado B", brinca a figurinista, que explora todas as possibilidades do universo de Jonas e Roberto. Já para a narrativa final, ela adotou uma estética mais seca, que beira o estilo militar. “ É um espetáculo em que posso deixar a criatividade fluir. São universos bem distintos um do outro, não precisei ficar presa a uma estética apenas, já que são blocos independentes. E o resultado ficou muito interessante no palco”, conta Maureen. Conduzindo a companhia pela primeira vez, Marcéu Pierrotti se vale neste trabalho de sua pesquisa das linguagens cênica e cinematográfica, iniciada durante a sua graduação em direção teatral pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e aprofundada em "Moléstia", sua primeira criação em teatro, a partir do texto de Herton Gustavo Gratto, que esteve em cartaz em temporadas na Sala Vianinha, no Reduto e no Teatro Gláucio Gill, ao longo do ano.

E o encontro inédito com Marcéu vem a partir de outro encontro também inédito: o com Ciro Sales, que completa o elenco. O ator, que esteve recentemente na novela “Segundo Sol” da Rede Globo vivendo o garoto de programa Du Love, estava sendo dirigido por Marcéu em Moléstia quando começou a colaborar com a companhia. Aqui, Ciro vive Jaqueline, e mudou radicalmente o visual para esta composição, conciliando os ensaios com as gravações da novela e a temporada de "Galáxias I", espetáculo da Polifônica Cia.

O ator se une ao grupo junto com outros criadores e técnicos para levar ao palco suas percepções dessa pesquisa em uma narrativa que mistura humor, drama e tragédia. E que, agora, aguarda o encontro com o público carioca.

...

...

Minhas lembranças do Rio 

>>> Facebook +Rio

>>> Atrativos do Rio (inglês  / espanhol )

...

...

...