A Cidade

  • Réveillon (31 de Dezembro)

    Réveillon, uma palavra francesa que designa a virada de uma noite longa, uma derivação do verbo francês réveiller, que significa "despertar" para um novo ano que está começando. 

    Leia Mais >>
  • • O corredor turístico

     

    O CORREDOR TURÍSTICO DA CIDADE DO RJ

    Leia Mais >>
  • Natal (25 de Dezembro)

    Natal, um dia santificado cristão celebrando o nascimento de Jesus, o "Filho de Deus", uma data central das festas de fim de ano e da temporada de férias comemorada com a troca de presentes e cartões, a Ceia de Natal, músicas natalinas, festas de igreja, uma refeição especial e árvores de Natal, pisca-piscas, guirlandas e presépios. ... E tudo isto sob a magia da presença de Papai Noel, uma figura associada aos presentes das crianças.
    Leia Mais >>
  • Praças históricas do Rio de Janeiro

    Praças históricas do Rio de Janeiro, com monumentos comemorativos de episódios marcantes ocorridos no período 1500-1985 (Brasil-Colônia, Brasil-Império e Brasil-República), são um grande atrativo turístico. 

    Leia Mais >>
  • Verão. Início (21 de Dezembro)

    Verão, estação do ano que sucede à Primavera e antecede o Outono e é caracterizado por ser a estação mais quente das quatro estações do ano; devido à incidência mais acentuada dos raios solares, seus dias são mais longos que as noites. 

    Leia Mais >>
  • Largo da Glória

    Largo da Glória, neste local, próximo à Igreja de N. Sra da Glória do Outeiro - uma das primeiras construídas na cidade no séc. XVIII e em torno da qual se consolidou o povoamento da região - é tratado o episódio da descoberta do Brasil, o primeiro contato com os indígenas e a primeira missa.

    Leia Mais >>
  • Praça do Russel

    Praça do Russel, no local onde existia a praia do Russel, uma continuação da praia do Flamengo que na época da fundação da cidade se chamava Uruçu-mirim e foi o local da batalha que resultou na expulsão dos franceses do Rio de Janeiro e na qual Estácio de Sá foi ferido.

    Leia Mais >>
  • Praça Onze

    Praça Onze, neste local próximo ao Campo de Santana, Central do Brasil e Praça da República é tratada a escravidão do Brasil, um período sombrio de nossa história, as diversas leis que conduziram à abolição da escravatura no Brasil e algumas reflexões sobre esta liberdade

     

    Leia Mais >>
  • Praça Nossa Senhora da Conceição

    Praça Nossa Senhora da Conceição, neste local no Morro da Conceição, uma das áreas mais elevadas da cidade que ofereciam proteção contra ataques de corsários e estrangeiros, é tratada a invasão dos corsários franceses ocorrida em 1710 e 1711

    Leia Mais >>
  • Praça Tiradentes

    Praça Tiradentes, num ponto movimentado do centro da cidade, próximo à pequena Igreja de Nossa Senhora da Lampadosa, na porta da qual Tiradentes a caminho da forca teve seus últimos momentos de recolhimento, é tratada a Inconfidência Mineira e seus desdobramentos que culminaram com a execução daquele que é reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico e herói nacional. 

    Leia Mais >>

Páginas