A Cidade

  • Praça General Tibúrcio

    Praça General Tibúrcio, neste local da Urca, ao lado da praia Vermelha e da estação dos bondinhos do Pão de Açúcar - relembrando a Guerra do Paraguai e os Corpos de Voluntários da Pátria - presta-se homenagem a Antônio Tibúrcio Ferreira de Souza (Viçosa do Ceará,1837 - Fortaleza,1885), militar brasileiro que se destacou pela bravura na Guerra do Paraguai, no comando do 16º Batalhão de Infantaria e no comando do Batalhão de Voluntários da Pátria Cearense.

    Leia Mais >>
  • Réveillon (31 de Dezembro)

    Réveillon, uma palavra francesa que designa a virada de uma noite longa, uma derivação do verbo francês réveiller, que significa "despertar" para um novo ano que está começando. 

    Leia Mais >>
  • Praça Marinha do Brasil

    Praça Marinha do Brasil, neste local de Botafogo, presta-se uma homenagem à Marinha do Brasil e seu relevante papel nos Conflitos Platinos, atritos que ocorreram no séc. XIX entre os países da região do Prata e o Brasil, iniciados em 1816 com a pretensão do príncipe regente D. João de anexar a Banda Oriental e fixar a fronteira meridional na margem esquerda do estuário do rio da Prata.

     

    Leia Mais >>
  • Praça XV de Novembro

    Praça XV de Novembro, neste local no centro da cidade onde se encontra a estação marítima para a região de Niterói e as ilhas do Governador e Paquetá, é tratado o período da História do Brasil que se estende de 1808 a 1824, com a vinda da Família Real Portuguesa, o Decreto de Abertura dos Portos às Nações Amigas, a chegada da corte à cidade do Rio de Janeiro, o período joanino, a Independência do Brasil e a Guerra da Independência, bem como os atuais atrativos turísticos aí existentes.

    Leia Mais >>
  • Praça Tiradentes

    Praça Tiradentes, num ponto movimentado do centro da cidade, próximo à pequena Igreja de Nossa Senhora da Lampadosa, na porta da qual Tiradentes a caminho da forca teve seus últimos momentos de recolhimento, é tratada a Inconfidência Mineira e seus desdobramentos que culminaram com a execução daquele que é reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico e herói nacional. 

    Leia Mais >>
  • Praça Nossa Senhora da Conceição

    Praça Nossa Senhora da Conceição, neste local no Morro da Conceição, uma das áreas mais elevadas da cidade que ofereciam proteção contra ataques de corsários e estrangeiros, é tratada a invasão dos corsários franceses ocorrida em 1710 e 1711

    Leia Mais >>
  • Praça Onze

    Praça Onze, neste local próximo ao Campo de Santana, Central do Brasil e Praça da República é tratada a escravidão do Brasil, um período sombrio de nossa história, as diversas leis que conduziram à abolição da escravatura no Brasil e algumas reflexões sobre esta liberdade

     

    Leia Mais >>
  • Praça do Russel

    Praça do Russel, no local onde existia a praia do Russel, uma continuação da praia do Flamengo que na época da fundação da cidade se chamava Uruçu-mirim e foi o local da batalha que resultou na expulsão dos franceses do Rio de Janeiro e na qual Estácio de Sá foi ferido.

    Leia Mais >>
  • Largo da Glória

    Largo da Glória, neste local, próximo à Igreja de N. Sra da Glória do Outeiro - uma das primeiras construídas na cidade no séc. XVIII e em torno da qual se consolidou o povoamento da região - é tratado o episódio da descoberta do Brasil, o primeiro contato com os indígenas e a primeira missa.

    Leia Mais >>
  • • O corredor turístico

     

    O CORREDOR TURÍSTICO DA CIDADE DO RJ

    Leia Mais >>

Páginas