Corpus Christi (31 de Maio de 2018)

Corpus Christi

31 de Maio de 2018

...

Corpus Christi é uma festa católica testemunhando a adoração e a veneração dos crentes para com a Eucaristia, um dos sete sacramentos que foi instituído na Última Ceia quando Jesus disse: "Este é o meu corpo... isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim". 

Esta cerimônia de Corpus Cristi remonta ao séc. XIII e é realizada 60 dias após a Páscoa - entre 21 de maio e 24 de junho -, sempre numa quinta-feira, dia de semana em que a Eucaristia foi celebrada pela primeira vez. 

Quando feita com uma procissão pelas vias públicas, em muitas cidades brasileiras é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa (como os ornados por flores, serragem colorida e grãos; serragem e pinturas; vidro moído, dolomitas, serragem e flores; serragem, raspa de couro, areias coloridas: etc). Tudo o que a criatividade proporciona para este dia santo.

Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas "cidades históricas", que se revestem de práticas antigas e tradicionais e que são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais.

Nota: Os Sacramentos são gestos de Deus na vida de cada crente, expressando-se simbólica e espiritualmente. A Igreja Católica adota sete sacramentos: batismo, confirmação do batismo (ou crisma), confissão (ou penitência), eucaristia, ordem (sacerdotal), matrimônio e unção dos enfermos. Estes sacramentos são sinais nos quais a graça de Deus em Cristo é representada, selada e aplicada aos crentes, que, por sua vez, expressam a fé e obediência a Deus. Estes sinais são muito importantes para a salvação de cada crente e marcam as várias fases de sua vida espiritual e religiosa.

...

...

Consulta

...