Horário Brasileiro de Verão 2017/2018 - Fim (18 de Fevereiro)

HORÁRIO DE VERÃO

...

Nas regiões aonde é aplicado, o período do horário de verão é definido por:

  • início (3º domingo de outubro): deve-se adiantar em uma hora o relógio à meia-noite de sábado para o domingo.

  • término (3º domingo de fevereiro, exceto se coincidir com o domingo de Carnaval, quando é prorrogado para o domingo seguinte): deve-se atrasar em uma hora o relógio à meia-noite de sábado para o domingo.

 

Devido à posição da Terra em relação ao Sol, os dias de verão são mais longos (luz solar por um período maior) que nas demais estações do ano. Isso faz com que a necessidade de iluminação artificial se dê por um período menor o que, evidentemente, torna essa medida - a adoção do horário de verão - uma forma eficiente de se economizar energia ou mesmo se beneficiar dela, deslocando o seu alto consumo dos horários de pico (normalmente de 18h às 21h) para outros períodos do dia.

Como nas regiões mais próximas do Equador os dias e as noites têm a mesma duração durante todo o ano, as vantagens energéticas da adoção do horário de verão sâo tanto maiores quando aplicadas nas regiões mais afastadas da linha do Equador.

Assim, estabeleceu-se que o horário de verão deve começar no 3º domingo de outubro e terminar no 3º domingo de fevereiro (exceto quando esta data coincidir com o domingo de Carnaval, quando é prorrogada para o domingo seguinte).

Este horário de Verão é aplicado por decreto nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, portanto, nos seguintes estados: DF (Distrito Federal), ES (Espírito Santo), GO (Goiás), MG (Minas Gerais), MT (Mato Grosso), MS (Mato Grosso do Sul), PR (Paraná), RJ (Rio de Janeiro), RS (Rio Grande do Sul), SC (Santa Catarina) e SP (São Paulo).

...

Consulta

...

   

...

...

Minhas lembranças do Rio 

>>> Facebook +Rio

>>> Atrativos do Rio (inglês  / espanhol )

...

...

...