Praça Marinha do Brasil

  • Praça Marinha do Brasil

    Praça Marinha do Brasil, neste local de Botafogo, presta-se uma homenagem à Marinha do Brasil e seu relevante papel nos Conflitos Platinos, atritos que ocorreram no séc. XIX entre os países da região do Prata e o Brasil, iniciados em 1816 com a pretensão do príncipe regente D. João de anexar a Banda Oriental e fixar a fronteira meridional na margem esquerda do estuário do rio da Prata.

     

    Leia Mais >>
  • • Monumento a Almirante Tamandaré

    Monumento a Almirante Tamandaré

    Monumento a Almirante Tamandaré, na Praça Marinha do Brasil, trata-se de um pedestal de concreto cuja linha representa uma quilha de navio, tendo ao alto, em pé e em atitude de combate, sua estátua em bronze, com 3m de altura, e nas duas faces laterais de granito, esculturas que representam a glória das batalhas nas quais o almirante participou. Datado de 1937, este monumento foi construído para exercer a função de mausoléu do patrono da Marinha do Brasil. 

    Leia Mais >>
  • Guerra da Cisplatina (1825-1828)

    A Guerra da Cisplatina foi um conflito ocorrido entre o Império do Brasil e as Províncias Unidas do Rio da Prata, no período de 1825 a 1828, pela posse da Província Cisplatina, a região da atual República Oriental do Uruguai. Localizada na entrada do estuário do Rio da Prata, a Província Oriental era uma área estratégica, já que quem a controlava tinha grande domínio sobre a navegação em todo o rio, acesso aos rios Paraná e Paraguai, e via de transporte da prata andina.

    Leia Mais >>
  • Guerra do Prata (1851-1852)

    A Guerra do Prata foi parte de uma longa disputa entre a Argentina e Brasil pela influência no Uruguai e pela hegemonia na região do rio da Prata. As operações de guerra ocorreram no Uruguai, no rio da Prata e no nordeste da Argentina e foi o segundo de quatro conflitos armados internacionais que o Brasil lutou pela supremacia sul-americana.

    Leia Mais >>
  • Guerra contra Aguirre (1864-1865)

    Também conhecida como Guerra do Uruguai, a Guerra contra Aguirre (presidente provisório do Uruguai de 1864 a 1865) foi um conflito nos anos de 1864/65 entre o Partido Blanco do Uruguai (apoiado pela Argentina) e uma aliança do Império do Brasil e o Partido Colorado.

    Leia Mais >>