Datas Comemorativas

  • Primavera - Início (23 de Setembro)

    Primavera, a estação do ano que se sucede ao Inverno e antecede o Verão e é caracterizada por ser associada ao reflorescimento da flora.

    Leia Mais >>
  • Dia da Independência do Brasil (07 de Setembro)

    Dia da Independência do Brasil, uma data histórica comemorativa do processo de declaração da independência nacional ocorrido em 07 de setembro de 1822, que culminou com a emancipação política do Brasil do reino de Portugal.

    Leia Mais >>
  • Dia de São Pedro (29 de Junho)

    São Pedro, um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, fundador da Igreja Católica e seu primeiro Papa. Considerado o protetor das viúvas e dos pescadores, São Pedro é festejado no dia 29 de junho, com a realização de grandes procissões marítimas em várias cidades do Brasil. 

    Leia Mais >>
  • Dia de São João (24 de Junho)

    São João. 24 de Junho, a data do seu nascimento, é comemorada com muitas festas, marcadas por danças, comidas e doces típicos - rapaduras, amendoim, bolo de milho, curau, canjica, bolo de aipim, paçoca, etc - e outros símbolos, como a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha, etc.

    Leia Mais >>
  • Inverno - Início (21 de Junho)

    Inverno, estação do ano que sucede ao Outono e antecede o Primavera e é caracterizado por ser a estação mais fria das quatro estações do ano. Devido à incidência menos acentuada dos raios solares, suas noites são mais longas que os dias. Nesta estação, as regiões sudeste e sul do país são as mais afetadas com características típicas do inverno, sendo o restante do Brasil marcado por temperaturas mais equilibradas, com pouca variação térmica.

    Leia Mais >>
  • Corpus Christi (20 de Junho de 2019)

    Corpus Christi, uma festa católica testemunhando a adoração e a veneração dos crentes para com a Eucaristia, um dos sete sacramentos - gestos de Deus na vida de cada crente, expressando-se simbólica e espiritualmente - instituído na Última Ceia quando Jesus disse: "Este é o meu corpo... isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim". Os sete sacramentos: batismo, confirmação do batismo (ou crisma), confissão (ou penitência), eucaristia, ordem (sacerdotal), matrimônio e unção dos enfermos

    Leia Mais >>
  • Dia da Abolição dos Escravos (13 de Maio)

    Dia da Abolição dos Escravos (13 de Maio)

    Dia da Abolição dos Escravos. Um artigo sobre a Nossa História contada na Praça Onze de nossa cidade, com uma abordagem do Fato Histórico & Monumento, do Abolicionismo no Brasil & Zumbi dos Palmares, do início da Escravidão no Brasil e das leis que culminaram com sua abolição (Ato de Bill Aberdeen, Lei Euzébio de Queirós, Lei do Ventre Livre, Lei dos Sexagenários, Lei Áurea), finalizando com "Algumas reflexões". sobre esta libertação.(???)

    Leia Mais >>
  • Dia Internacional do Trabalho (1º de Maio)

    Dia Internacional do Trabalho (1º de Maio)

    Dia Internacional do Trabalho (1º de Maio), feriado nacional, um dia internacional de comemoração aos direitos e reivindicação das condições trabalhistas

     

    Leia Mais >>
  • Dia de São Jorge (23 de abril)

    Dia de São Jorge (23 de abril)

    Dia de São Jorge. Homenageando São Jorge (275-303), soldado romano venerado como mártir cristão e um dos santos mais venerados no catolicismo, imortalizado na lenda em que mata o dragão; sua associação a Ogum faz com que este dia seja também comemorado por algumas religiões afro-brasileiras. Uma abordagem sobre "Sincretismo Religioso e Os Orixás da Umbanda", destacando o Sincretismo Religioso, Os Orixás, Ogum e São Jorge, e Os Principais Santos da Umbanda.

     

    Leia Mais >>
  • Dia de Tiradentes (21 de Abril)

    Dia de Tiradentes. Homenageando Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes - enforcado em 21 de abril de 1792 no Campo da Lampadosa, atual Praça Tiradentes - é reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira, um movimento a favor da independência da província de Minas Gerais, cuja principal motivação foi a decretação de um imposto que obrigava os moradores a pagar, anualmente, cem arrobas de ouro, destinadas à Real Fazenda.

    Leia Mais >>

Páginas