Datas Comemorativas

  • Dia da Abolição dos Escravos (13 de Maio)

    Dia da Abolição dos Escravos. NOSSA HISTÓRIA CONTADA NAS PRAÇAS DA CIDADE. PRAÇA ONZE: Fato Histórico & Monumento. Abolicionismo no Brasil & Zumbi dos Palmares. O início da Escravidão no Brasil, Ato de Bill Aberdeen, Lei Euzébio de Queirós, Lei do Ventre Livre, Lei dos Sexagenários, Lei Áurea, Algumas reflexões. 

    Leia Mais >>
  • Dia das Mães (2º domingo de Maio)

    Dia das Mães, uma data comemorativa, no segundo domingo de maio, em que se homenageia a mãe e a maternidade

    Leia Mais >>
  • Dia Internacional do Trabalho (1º de Maio)

    Dia Internacional do Trabalho (1º de Maio), feriado nacional, um dia internacional de comemoração aos direitos e reivindicação das condições trabalhistas

     

    Leia Mais >>
  • Dia de São Jorge (23 de abril)

    Dia de São Jorge. Homenageando São Jorge (275-303), soldado romano venerado como mártir cristão e um dos santos mais venerados no catolicismo, imortalizado na lenda em que mata o dragão. Sua associação a Ogum faz com que este dia seja também comemorado por algumas religiões afro-brasileiras. 

    Leia Mais >>
  • Dia de Tiradentes (21 de Abril)

    Dia de Tiradentes. Homenageando Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes - enforcado em 21 de abril de 1792 no Campo da Lampadosa, atual Praça Tiradentes - é reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira, um movimento a favor da independência da província de Minas Gerais, cuja principal motivação foi a decretação de um imposto que obrigava os moradores a pagar, anualmente, cem arrobas de ouro, destinadas à Real Fazenda.

    Leia Mais >>