Dia de São Pedro (29 de Junho)

Dia de São Pedro

(29 de Junho)

...

São Pedro 

(Betsaida, ? 1 a.C. - Roma, cerca de 67 d.C.)

São Pedro, o Fundador da Igreja Católica - considerado o primeiro bispo de Roma e o primeiro papa - foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, segundo os quatro Evangelhos do Novo Testamento. Preso nos primeiros meses de 67, como cúmplice do incêndio da cidade de Roma, Pedro foi condenado à morte na cruz pelo Tribunal Romano, sob a ordem do Imperador Nero. A execução foi consumada na colina do Vaticano, no mesmo dia em que Paulo foi decapitado. No momento da execução, Pedro pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, porque não se sentia digno de morrer na cruz, como "Cristo" morreu, tendo sua sua última vontade atendida por seus carrascos. 

São Pedro, o Apóstolo e o pescador do lago de Genezareth, cativa seus devotos pela história pessoal. Homem de origem humilde, ele foi Apóstolo de Cristo e depois encarregado de fundar a Igreja Católica, tendo sido seu primeiro Papa. Considerado o protetor das viúvas e dos pescadores, São Pedro é festejado no dia 29 de junho, com a realização de grandes procissões marítimas em várias cidades do Brasil. Em terra, os fogos e o pau-de-sebo são as principais atrações de sua festa.
 
Nomeado após sua morte chaveiro do céu. segundo a tradição católica., para entrar no paraíso, é necessário que o santo abra suas portas. Também lhe é atribuída a responsabilidade de fazer chover. Quando começa a trovejar, e as crianças choram com medo, é costume acalmá-las, dizendo: "É a barriga de São Pedro que está roncando" ou "ele está mudando os móveis de lugar".
 
No dia de São Pedro, todos os que receberam seu nome devem acender fogueiras na porta de suas casas. Além disso, se alguém amarrar uma fita no braço de alguém chamado Pedro, ele tem a obrigação de dar um presente ou pagar uma bebida àquele que o amarrou, em homenagem ao santo.

 

...

...

Minhas lembranças do Rio 

>>> Facebook +Rio

>>> Atrativos do Rio (inglês  / espanhol )

...

...

...