Dia de São João (24 de Junho)

São João

(Judeia, 2 a.C. — 27 d.C.)

...

Segundo o Evangelho de São Lucas, João Batista era filho da prima de Maria, mãe de Jesus. Profeta, batizou Jesus no rio Jordão, e introduziu o batismo de gentios nos rituais de conversão. Nascido a 24 de junho do ano 2 a.C., foi decapitado no dia 29 de agosto do ano 27 d.C. por Herodes Antipas. Na Umbanda, São João é sincretizado como uma das manifestações do orixá Xangô e é responsável nesta crença, por um agrupamento de espíritos que trabalha com a saúde e o conhecimento.

Conhecido como o "Santo festeiro”, é comemorado em 24 de Junho por ser a data de seu nascimento, com a realização de muitas festas, as conhecidas Festas Juninas, marcadas por danças, comidas e doces típicos - rapaduras, amendoim, bolo de milho, curau, canjica, bolo de aipim, paçoca, etc - e outros símbolos, como a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha, etc. 

...
   
PRINCIPAIS FESTAS DE SÃO JOÃO 

No Brasil, as festas juninas atravessam os meses de junho e julho (as conhecidas "festas julinas") e tradicionalmente acontecem em todo o país. Entretanto, as principais festas de São João acontecem no Nordeste, e as mais populares e consideradas "O Maior São João do Mundo" são:

​...

Consultas