• Estádio do Maracanã

• Estádio do Maracanã

 

ÁREA TURÍSTICA ZONA NORTE 

ESPAÇO TURÍSTICO TIJUCA & VILA ISABEL & MARACANÃ & SÃO CRISTÓVÃO & PRAÇA DA BANDEIRA

...

  • Como chegar (google maps)
  • Localização: bairro de Maracanã
  • Contato: Tel: (21) 2299-3932 

...

Visita ao Maracanã

O Estádio Mario Filho é um dos locais mais procurados pelos turistas no Rio de Janeiro, num passeio turístico-cultural. Tours guiados conduzem à beira do gramado, às arquibancadas, ao vestiário, ao Hall da Fama - onde estão as marcas dos pés de jogadores famosos - e ao Museu do Futebol, com fotos e imagens das mais belas jogadas futebolísticas no estádio. Para quem deseja fazer uma visita guiada ao estádio, as atividades do tour do Maracanã estão temporariamente (abr16) interrompidas e sem previsão de retorno. O estádio será entregue pela Rio 2016 no final de outubro porém, a data de retorno das atividades do estádio ainda seguem indefinidas. 

 

​EST'ÁDIO DO MARACANA

Um dos maiores atrativos turísticos da cidade do RJ, este estádio é mundialmente conhecido por memoráveis eventos futebolísticos. Seu nome vem do tupi-guarani que significa “semelhante a um chocalho” pois antes da construção do estádio, existia no local grande quantidade de aves vindas do norte do país chamadas Maracanã-guaçú, que emitiam sons semelhantes ao de um chocalho. Já o nome popular é oriundo do Rio Maracanã, que cruza a Tijuca passando por São Cristóvão, desaguando no Canal do Mangue antes do deságue na Baía de Guanabara. Devido à construção do estádio, foi criado o bairro do Maracanã, onde o estádio fica localizado, originalmente parte do bairro da Tijuca. Quanto ao nome oficial, trata-se de uma homenagem a Mario Filho, consagrado como o maior jornalista esportivo de todos os tempos, que ajudou a tornar o futebol -- então uma atividade da elite -- um esporte de massas. Localizado no bairro do Maracanã, na zona norte do Rio de Janeiro, em seus arredores, encontram-se a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o CEFET Celso Suckow da Fonseca e a sede a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro. A estrutura de acesso, por meios de transporte, ao Maracanã dá-se pela existência de estações de trem e metrô homônimas na Avenida Radial Oeste, em frente ao estádio. Para andar das estações até a entrada do estádio, existem passarelas para atravessar a avenida. O Maracanã ainda possui uma ciclovia que o circula externamente, onde são freqüentes passeios de bicicleta, caminhadas e cooper realizados pelos moradores do bairro.

...

Bustos e Estátuas

Dentro do Maracanã, e em seus arredores, é possível se encontrar alguns bustos e estátuas. Entre os bustos, encontram-se a do ex-jogador e técnico Zagallo, a do eterno anjo das pernas tortas, Garrincha, e a do jornalista Mario Filho, que empresta seu nome ao estádio. Já com relação à estátuas, tem-se a do ex-jogador Zico (maior artilheiro do estádio)  e a famosa Estátua do Bellini, capitão da seleção brasileira na Copa do Mundo FIFA de 1958. Esta estátua de bronze, inaugurada em 1960, presta uma homenagem à conquista do título mundial na Suécia, dois anos antes, e representa um jogador simbólico erguendo a Taça Jules Rimet. Apesar do rosto não lembrar em nada as feições do capitão do selecionado de 58, a obra foi assim apelidada pelos torcedores. Este monumento fica localizado em frente à entrada principal.

...

A Calçada da Fama

No aniversário de 50 anos do Maracanã, em 2000, foi inaugurada a Calçada da Fama, onde os maiores craques que escreveram a história do estádio deixaram a marca dos pés. Estão imortalizados na Calçada da Fama, em ordem alfabética: Ademir Menezes (in memorian), Ademir da Guia, Adílio, Alex, Almir (in memorian), Altair, Amarildo, Andrade, Assis, Barbosa (in memorian), Bebeto, Beckenbauer, Bellini, Branco, Brito, Carlos Alberto Torres, Carpegiani, Castilho (in memorian), Cláudio Adão, Coutinho, Danilo Alvim (in memorian), Dario, Dequinha (in memorian), Dida, Didi, Dirceu Lopes, Djalma Santos, Dunga, Edinho, Edmundo, Edu Coimbra, Eusébio, Evaristo, Falcão, Félix, Figueroa, Friaça, Garrincha (in memorian), Gerson, Gylmar, Ipojucan (in memorian), Jair Rosa Pinto, Jairzinho, Joel Martins, Jorginho, Julinho, Júnior, Leandro, Leão, Leônidas, Luís Pereira, Luizinho Lemos, Manga, Marco Antônio Marinho, Marinho Chagas, Marta, Nilton Santos, Orlando, Paulo Borges, Paulo Cézar Lima, Paulo Henrique, Pelé, Pepe, Pinga, Pinheiro, Quarentinha (in memorian), Raul Plassman, Reinaldo, Renato Gaúcho, Rivelino, Roberto Dinamite, Roberto Miranda, Ronaldo Fenômeno, Rondinelli, Romário, Romerito, Rubens (in memorian), Samarone, Silva Batuta, Sócrates, Telê Santana, Tita, Tostão, Vavá, Waldo, Washington, Zagallo, Zico, Zinho, Zito, Zizinho e Zózimo (in memorian). Única mulher na lista, a artilheira Marta deixou sua marca após a seleção feminina de futebol conquistar a medalha de ouro nos XV Jogos Pan-Americanos, em julho de 2007

O Maracanã foi uma das sedes da Copa do Mundo de 2014 realizada no Brasil, tendo recebido sete jogos - inclusive a final do evento - tornando-se então o segundo estádio do mundo a receber duas finais de Copa — o primeiro tendo sido o Estádio Azteca, no México, que recebeu as decisões das Copas de 1970 e 86 — e o segundo a sediar tanto uma final da Copa do Mundo e as Cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos, depois do Estádio Olímpico de Munique, em Munique na Alemanha, que sediou as cerimônias dos Jogos Olímpicos de 1972 e a final da Copa do Mundo FIFA de 1974. 

Para a Copa do Mundo, foi executado um projeto que substituiu a cobertura original do estádio, de concreto, que foi inteiramente demolida. A nova cobertura do estádio, formada por membrana de fibra de vidro e teflon de alta tecnologia (PTFE) e cabos de aço tensionados, com durabilidade de 50 anos, com estrutura de 68,40m de vão livre cobrindo cerca de 96% dos assentos.Além disso, o tom acinzentado voltou a ser a principal cor externa do estádio, que passou a possuir um único nível de assentos em substituição aos dois anéis originais. As novas cadeiras seguem um padrão de cores, com o amarelo próximo do campo, seguido por tons de azul e branco distribuídos quase aleatoriamente em setores mesclados.

Os camarotes, instalados acima da atual arquibancada para o Mundial de Clubes de 2000, foram demolidos e deram lugar a uma nova arquibancada, e a dimensão do campo passou a ser 105 por 68 m. O mesmo projeto também reformou o estádio para ser sede das cerimônias de abertura e encerramento das Olimpíadas de 2016.

Isto permite ao torcedor assistir aos jogos de posição privilegiada e, como nos estádios americanos e europeus, além de ficar mais perto do campo. De qualquer ponto do Maracanã é possível ter visão completa do campo, uma vez que a arquibancada está a apenas 14 metros das linhas do campo.

A setorização, que permite ao torcedor saber exatamente por onde deve chegar à área da arquibancada, faz com que seja mais rápido e cômodo entrar e sair do estádio. O projeto previu que o estádio fosse totalmente esvaziado em até oito minutos. Para atender a esse quesito, foram construídas quatro rampas e quatro torres de acesso ao longo do anel externo, e reabilitadas os acessos ao quinto pavimento pelas duas rampas monumentais. Também foram instalados 16 elevadores e seis novas escadas rolantes, totalizando em 12 ao somar com as existentes antes da reforma. O projeto previu ainda cinco túneis de acesso, 231 banheiros e 60 novos bares.

O novo Maracanã tem um só lance de arquibancadas, sendo as partes inferior e superior separadas por 110 camarotes. A distância entre as cadeiras passou de 48 centímetros para 50 centímetros. Os assentos passaram ser retráteis, garantindo uma melhor mobilidade dos torcedores no acesso e saída das arquibancadas. As cadeiras foram compostas por três cores: amarelo, azul e branca. Com esta reforma, sua capacidadefoi reduzida para cerca de 79.000 espectadores, muito abaixo dos 199.854 que, em 16 de julho de 1950, assistiram à derrota do Brasil pelo Uruguai (2x1) na final da Copa do Mundo de 1950. 

...

Um pouco de História

Inauguração para a Copa do Mundo de 1950

  • Em 16 de junho de 1950, foi inaugurado o estádio municipal do Maracanã, no Rio de Janeiro, para que o Brasil pudesse sediar a Copa do Mundo, já que a Europa encontrava-se abalada pela Segunda Guerra Mundial. Com grande incentivo do jornalista Mário Filho, que depois foi homenageado dando seu nome ao estádio, a obra finalmente pôde ser concretizada, contrariando a opinião pública e políticos, que defendiam a aplicação do dinheiro na construção de hospitais e escolas.
  • O estádio foi inaugurado com um jogo amistoso entre as seleções de novos do Rio e de São Paulo, dia 17 de junho de 1950, e o primeiro gol foi marcado pelo carioca Didi, bi-campeão mundial de 1958 e 1962 pela seleção brasileira. 
  • A Copa do Mundo de 1950 foi iniciada no dia 24 de junho, com goleada da seleção brasileira contra o México, por 4 x 0. Mas o vencedor desta Copa foi o Uruguai, superando o Brasil na final por 2 x 1, num evento assistido por 199.854 pessoas.

Os grandes jogadores da história do futebol brasileiro

  •  Na história do futebol brasileiro, os grandes jogadores consagraram suas carreiras no estádio. A primeira vez que Pelé jogou pela seleção brasileira foi no Maracanã, em 1957. Em 1961, fez o primeiro “gol de placa” e, em 19 de novembro de 1969, marcou ali seu milésimo gol. O Botafogo ganhou seu primeiro título somente sete anos depois da inauguração do estádio, com uma das maiores exibições de Garrincha em todos os tempos. O maior artilheiro da história do Maracanã é Zico, com 333 gols em 435 partidas.

A reforma para o Pan de 2007

  • Para a realização do Pan no Rio de Janeiro, de 13 a 29 de julho de 2007, foi iniciada uma grandiosa reforma no estádio. O estádio sediou as cerimônias de abertura e encerramento do evento, e semifinais e finais das partidas de futebol feminino e masculino. Também foi lá que a Pira Pan-americana ficou acesa.

...

Destaque / Locais turísticos

 

Saiba mais

...

...

Minhas lembranças do Rio 

>>> Facebook +Rio

>>> Atrativos do Rio (inglês / espanhol )

...

...

SEJA UM ASSOCIADO MAISRIO E DESFRUTE DE 

Vantagens: gratuidades, prêmios e descontos em caminhadas; participação em sorteios; descontos exclusivos em produtos; e muito mais.

>>> LINK PARA SE ASSOCIAR