• Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro / MAM (Parque do Flamengo)

• Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro / MAM (Parque do Flamengo)

 

ÁREA TURÍSTICA ZONA SUL

ESPAÇO TURÍSTICO GLÓRIA & CATETE & FLAMENGO

...

MUSEU DE ARTE MODERNA DO RIO DE JANEIRO (MAM)

...

  • Como chegar (google maps)

  • Localização: Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo - Glória - Tel. (21) (21) 3883-5600 - mamrio.org.br

  • Visitação
    • Terça a sexta (12h às 18h); sábados, domingos e feriados (12h às 19h). A bilheteria fecha 30 minutos antes do término do horário de visitação.
  • Estacionamento
    • Próprio e pago, funcionando todos os dias das 7h às 22

...

...

Museu de Arte Moderna do Rio conta com mais de dez mil obras em seu acervo

(um artigo de Roberta Campos)

Rio - Inaugurado em 1948, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM) é uma das mais importantes instituições culturais do país e parada obrigatória para todos os visitantes da cidade. 

Palco de acontecimentos de grande relevância artística durante a década de 1960, o museu sediou a Nova Objetividade, famosa mostra em que Hélio Oiticica expôs a sua obra Tropicália, cujo nome deu origem ao Movimento Tropicalista. Ao longo de sua história, o MAM acumulou uma coleção de arte moderna mundialmente representativa, contudo, a maior parte das obras se perdeu em um trágico incêndio no ano de 1978.

Após extenso trabalho de restauração, a casa voltou as atividades em 1982 e atualmente conserva aproximadamente 11 mil objetos, grande parte proveniente da coleção  particular de Gilberto Chateaubriand, depositada em 1993. Entre as principais obras disponíveis no museu encontram-se telas de Cândido Portinari, Tarsila do Amaral, Lasar Segall, Di Cavalcanti e gravuras de Oswaldo Goeldi.

Trabalho mais conhecido do arquiteto carioca Affonso Reidy, o museu encanta não só pelas obras, como também pela arquitetura, que segue a orientação racionalista, destacando-se pelo emprego de estruturas vazadas e pela integração com o entorno.

Atualmente, além do acervo artístico e mostras especiais em seu prédio principal, o espaço do MAM abriga também a casa de shows Vivo Rio, que conta com apresentações de grandes nomes da música, nacional e internacional, e espetáculos teatrais.

Outro atrativo do MAM é o seu espaço ao ar livre. Localizado em pleno Parque do Flamengo, na região central do Rio, o jardim do museu é o local perfeito para um piquenique com os amigos e a família e também recebe eventos de arte urbana, como o Arte Core. O festival, realizado todos os anos durante o mês de outubro, une música, arte e skate e reúne o público jovem de todas as regiões da cidade.

O MAM está aberto para visitação de terça a sexta-feira, das 12h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h. Mais informações em (21) 3883-5600.

...

...

Destaque / Locais turísticos

...

Saiba mais

...

...

Minhas lembranças do Rio 

>>> Facebook +Rio

>>> Atrativos do Rio (inglês  / espanhol )

...

...

SEJA UM ASSOCIADO MAISRIO E DESFRUTE DE 

Vantagens: gratuidades, prêmios e descontos em caminhadas; participação em sorteios; descontos exclusivos em produtos; e muito mais.

>>> LINK PARA SE ASSOCIAR