Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Jardim Botânico do Rio de Janeiro

...

ÁREA TURÍSTICA ZONA SUL 

ESPAÇO TURÍSTICO JARDIM BOTÂNICO & LAGOA & GÁVEA

...

Vídeo >>> https://www.youtube.com/watch?v=b7v36Epft24

Fotos >>> http://maisrio.com.br/fotos-s%C3%A9rie-rio-pela-cidade-jardim-bot%C3%A2n...

...

...

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é um verdadeiro santuário ecológico que se situa nos limites de dois espaços turísticos: o Espaço Turístico Jardim Botânico, Lagoa e Gávea e o Espaço Turístico Parque Nacional da Tijuca, Alto da Boa Vista e Floresta da Tijuca. É um dos dez mais importantes do gênero no mundo pois, além de abrigar as mais raras espécies de plantas da flora brasileira e de outros países, é uma ótima opção de lazer para crianças e adultos e um deleite para aqueles que querem contemplar a natureza.

 ...

  • Como chegar (google maps)

  • Localização: R. Jardim Botânico, 1008 - Jardim Botânico - RJ

  • Visitação
    • Diariamente (8h-17h)

    • Gratuidade: Crianças até 7 anos, maiores de 65 anos, deficientes físicos com um acompanhante e alunos da rede pública. Tel. (21) 3874-1214. Fax: (21) 3874-1808Website: http://www.jbrj.gov.br

    • Visitação Guiada: sem custo adicional. Agendamento: com o Centro de Visitantes / Tel. (21) 3874-1808 / 2294-9349. As visitações deverão ocorrer de 2ª a 6ª feira, entre 9h e 16h. Idiomas: português, inglês ou espanhol. Para visitação sem prévio agendamento, necessário verificar a disponibilidade no local (Centro de Visitantes)

  • Recomendações aos visitantes​
    • Folhas, flores e frutos são material botânico e não podem ser retirados pelo público 

    • Não é permitido alimentar animais silvestres que estão no Jardim Botânico, nem trazer animais domésticos 

    • Lanches são permitidos apenas nas áreas próprias 

    • Solicita-se o não uso de aparelhos sonoros

 

      

 

Entre as primeiras plantas, a Palma Mater

Criado em 1808 por D. João VI, príncipe regente na época, com o objetivo de aclimatar as especiarias vindas das Índias Orientais, o Jardim Botânico é considerado como um dos mais importantes do mundo. As primeiras plantas que chegaram, vieram das ilhas Maurício, do jardim La Plampemousse, oferecidas a D.João. Entre elas estava a Palma Mater, uma das palmeiras imperiais mais antigas do Jardim.

...

Um museu vivo com mais de oito mil espécies

Reconhecido como Museu Vivo, reúne atualmente mais de oito mil espécies vegetais. Destacam-se, entre elas, as palmeiras imperiais, o pau-brasil, o aracá amarelo, o pau mulato, os canteiros medicinais e os jardins japoneses.

..

Um rico patrimônio histórico e cultural

Edificações históricas e monumentos com  obras que datam dos séculos XVI ao XIX contam um pouco da história da região. Lá se encontra a antiga Fábrica de Pólvora construída por D. João VI, a Casa dos Pilões, a Casa dos Cedros, o antigo portal da Academia de Belas Artes e o Solar da Imperatriz, que, restaurado em 2001, abriga a Escola Nacional de Botânica Tropical - a primeira no gênero na América Latina.

...

Um passeio por suas alamedas

Um passeio por suas alamedas, onde animais silvestres fazem parte do cenário ao som da melodia do canto de curiós e sabiás que habitam o lugar, deixam o público fascinado. A exuberância da natureza toma conta do visitante que, deslumbrado pelo colorido e a variedade da flora, captura imagens de todos os cantos, imagens que ficarão registradas na memória e na alma. Entre os cerca de 8200 exemplares da coleção viva do jardim, as atrações ficam por conta de palmeiras imperiais e espécies em extinção, como o pau-brasil, o aracá amarelo e o pau mulato, os canteiros medicinais e os jardins japoneses, sensorial e rotário.

...

O orquidário com 600 espécies

O orquidário é um espetáculo à parte. Seus três mil exemplares de cerca de 600 espécies diferentes deixam qualquer um sensibilizado pela sua rara beleza. Desde 1996, o joalheiro Antônio Bernardo adotou a coleção, assumindo a responsabilidade pela recuperação e manutenção das plantas.

...

O bromeliário, o violetário e a estufa das plantas insetíforas

Outras atrações são o bromeliário, com cerca de 1700 bromélias de diversas formações, o violetário, a estufa das plantas insetíforas - que capturam e digerem insetos, a coleção dos cactos, considerada uma das maiores do Brasil e a coleção de plantas medicinais. Uma parada obrigatória é a visitação aos seis lagos do Jardim, que abrigam belíssimas espécies de vitórias régia, lótus, papirus e água-pé. Entre eles, o Lago do Frei Leandro, que ganhou um projeto paisagístico e está totalmente recuperado.

...

Fauna e Flora

Garças, bem-te-vis e borboletas que sobrevoam essa enorme área verde fazem a alegria das crianças. Em contato mais próximo com a terra, elas têm o privilégio de conhecer as mais diversas espécies de plantas e sentir seus diferentes aromas e texturas. As grandes folhas redondas e carnosas da vitória-régia chamam a atenção da garotada, que aprende a respeitar e amar a natureza desde cedo.

...

O contato com a natureza: um programa imperdível

Os pequeninos podem andar descalços e ainda brincar num parquinho ao ar livre, especialmente dedicado a eles, com banheiro infantil, areia limpinha e um quiosque com cardápio próprio para crianças. Enquanto a turminha se diverte na casinha de madeira, no escorrega, na gangorra e no balanço, os adultos podem degustar os quitutes que a lanchonete oferece e, depois, dar uma passadinha na livraria ou se deliciar com os brownies oferecidos pela cafeteria. Um programa imperdível com total conforto e segurança.

...

O reconhecimento internacional

Ao longo de quase dois séculos de existência, já recebeu os nomes de Real Horto, Real Jardim Botânico, Jardim Botânico do Rio de Janeiro e, em 1996, virou Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), pela sua importância histórica, cultural, científica e paisagista, ele também foi reconhecido internacionalmente como um Museu Vivo na área da Botânica e definido pela Unesco como uma das reservas da biosfera. Nos seus 194 anos de vida é um exemplo de continuidade no que diz respeito à sua missão, como área voltada para a pesquisa botânica, e conservação das coleções.

...

UM POUCO DE HISTÓRIA

A criação do Real Horto em 1808

Com o objetivo de aclimatar as especiarias vindas das Índias Orientais, foi criado em 1808 pelo Príncipe Regente (mais tarde D. João VI), o Jardim de D. João. Com a ameaça da invasão das tropas de Napoleão Bonaparte em Portugal, a nobreza portuguesa mudou-se para o Brasil e instalou a sede do governo no Rio de Janeiro. Entre outros benefícios, a cidade ganhou uma fábrica de pólvora, construída no antigo Engenho de Cana de Açúcar de Rodrigo de Freitas. Encantado com a exuberância da natureza do lugar, D. João instalou o Jardim, que no mesmo ano passou a Real Horto. Por um erro histórico, acreditava-se que as primeiras plantas tinham sido trazidas das Guianas, mas na verdade vieram das Ilhas Maurício (entre elas estava a Palma Mater, mãe de todas as palmeiras reais existentes no Brasil). A estas somaram-se muitas plantas trazidas das Guianas, principalmente durante as guerras napoleônicas.

...

Einstein e Rainha Elizabeth

Aberto á visitação púbica após 1822, o Jardim recebeu muitos visitantes ilustres, como Einstein e a Rainha Elizabeth do Reino Unido.

...

Orquidário do Jardim Botânico

O Orquidário (Tel. (21) 2294-8089) foi adotado pelo designer de jóias Antonio Bernardo em 1997. Desde então são realizadas duas grandes exposições anuais , preservando e aumentando o acervo permanente, que hoje reúne uma das mais signifiactivas coleções de orquídeas do Brasil. Na estufa e no ripado estão registrados 3000 exemplares de 600 espécies de plantas, dentre orquídeas ameaçadas de extinção, plantas raras pelo seu tamanho e outras pelo valor histórico, coletadas no início de século passado.

...

Bromeliário e Cactário

A área das bromélias reúne mais de 20 gêneros de bromélias do Brasil e do exterior, importantes para as pesquisas realizadas pelo Jardim Botânico. No local foi construído um chafariz. O cactário abriga mil plantas de 300 espécies distintas.

... 

Saiba mais

...

...

TAGS: Jardim Botânico do Rio de Janeiro

...

...

Minhas lembranças do Rio 

>>> Facebook +Rio

>>> Atrativos do Rio (inglês  / espanhol )

...

...

SEJA UM ASSOCIADO MAISRIO E DESFRUTE DE 

Vantagens: gratuidades, prêmios e descontos em caminhadas; participação em sorteios; descontos exclusivos em produtos; e muito mais.

>>> LINK PARA SE ASSOCIAR