O Primeiro Governo Constitucional da República, o fechamento do Congresso e a ditadura de Deodoro (1891)

O Primeiro Governo Constitucional da República

(fev1891-nov1891)

...

Em 25 de fevereiro de 1891, dia seguinte à promulgação da Primeira Constituição da República, Deodoro da Fonseca como presidente e Floriano Peixoto como vice-presidente do Brasil, foram eleitos pelo colégio eleitoral, formado por senadores e deputados federais.

Eleito indiretamente pelo Congresso Nacional, Deodoro iniciou seu mandato sob forte tensão política. Tinha a oposição do Congresso e da população devido à crise econômica.

Além disso, havia, naquele momento histórico, um conflito entre os militares e os políticos civis. Os militares queriam se manter na política e eram favoráveis a uma centralização absoluta e a concentração do poder político, enquanto os civis desejavam a volta dos militares aos quartéis e lutavam por um governo descentralizado e federalista. Os republicanos de São Paulo apoiavam Floriano Peixoto, apesar das tendências centralizadoras deste. Devido ao apoio de São Paulo, os militares ficaram divididos, e isso veio mais tarde a provocar a queda de Deodoro.

...

...

O FECHAMENTO DO CONGRESSO E A DITADURA DE DEODORO (1891)

...

Entre agosto e novembro de 1891, o Congresso tentou aprovar a "Lei de Responsabilidades", que reduzia os poderes do presidente.

Deodoro contra-atacou a decisão do Congresso, dando um golpe de estado em 03 de novembro de 1891, ao decretar sua dissolução, e lançando um "Manifesto à Nação" para explicar as razões do seu ato.

Tropas militares cercaram os prédios do Legislativo e prenderam líderes oposicionistas, a imprensa do Distrito Federal foi posta sob censura total e foi decretado estado de sítio no país.

..

...

Minhas lembranças do Rio 

>>> Facebook +Rio

>>> Atrativos do Rio (inglês  / espanhol )

...

...

...