Pedra do Leme

Pedra do Leme.

...

ÁREA TURÍSTICA ZONA SUL

ESPAÇO TURÍSTICO COPACABANA & LEME

...

Vídeos

>>> https://youtu.be/z3LalwVMDag

>>> https://youtu.be/yYXgHlSssCM

Fotos 

>>> https://goo.gl/oVRHAh

......

A Pedra do Leme oferece um das vistas panorâmicas mais belas do Rio

(um artigo de Roberta Campos)

Rio - Vizinho de Copacabana, no coração da Zona Sul, o Leme é um dos bairros mais tranquilos para viver e passear no Rio. Além da bela praia, que conta com quiosques por toda a extensão de seu calçadão, outro grande atrativo da região é a Pedra do Leme. 

O costão rochoso, a 124 metros acima do nível do mar, preserva vegetação remanescente de Mata Atlântica numa área de 28 hectares e abriga o Forte Duque de Caxias, também chamado de Forte do Leme. 

Construído entre 1776 e 1799, durante o Império Português, a fortaleza foi inicialmente chamada de Forte do Vigia, já que a sua missão, devido a localização, era avistar com antecedência invasões no território brasileiro.

Em 1895, a construção foi reformada e rebatizada de Forte do Leme. Já em 1935 foi renomeado, mais uma vez, como Forte Duque de Caxias, uma homenagem ao general brasileiro. Porém, até hoje, é conhecido pela população da cidade como Forte do Leme.

Atualmente, a fortificação não é mais militarmente ativa, contudo, tornou-se parada indispensável em qualquer roteiro turístico. A visita ao Forte do Leme tem início no complexo de instalações do Exército (CEP), na Avenida Atlântica, onde os interessados podem adquirir os tíquetes. O local fica aberto à visitação de terça-feira a domingo, das 9h30 às 16h e dispõe de visitas guiadas para grupos acima de 15 pessoas e escolas, com agendamento prévio.

Os guias levam os visitantes em uma caminhada do sopé do morro até o topo, onde se localiza o Forte. A trilha ecológica é indicada para pessoas saudáveis e com bom condicionamento físico, pois apesar de tranquila, cansa por ser bastante íngreme. 

O entorno do forte é mantido como Área de Proteção Ambiental (APA do morro do Leme) e, do seu alto, desfruta-se uma vista panorâmica incomparável das praias da Zona Sul, dos morros do Pão de Açúcar e Corcovado  e até da cidade de Niterói, no outro lado da Baía de Guanabara.

Ao descer, os visitantes podem desfrutar de um fim de tarde no Caminho dos Pescadores Ted Boy Marino, localizado no final da Avenida Atlântica, assistindo ao por do sol e bebendo água de coco em um dos muitos quiosques da região. Um passeio imperdível para turistas e moradores.

Mais informações sobre as visitas guiadas pelo telefone (21) 3223-5076, no site www.cep.ensino.eb.br ou pelo email divisaodoforte.cep@gmail.com.

 

...

  • Como chegar (google maps)

  • Localização: Av. Atlântica, s/n (no sopé do morro do Leme)

...

...

Atrativos turísticos no entorno

Praias

Mirantes

Fortes

Parques e Jardins

  • Parque da Chacrinha

Museus e Centros culturais

  • Museu Histórico do Exército

Shoppings

  • Shopping Rio Sul

Trilhas

...

...

Minhas lembranças do Rio 

>>> Facebook +Rio

>>> Atrativos do Rio (inglês  / espanhol )