• Parque do Flamengo

• Parque do Flamengo

...

...

ÁREA TURÍSTICA ZONA SUL

ESPAÇO TURÍSTICO GLÓRIA & CATETE & FLAMENGO

...

PARQUE DO FLAMENGO

...

Vídeo >>> https://youtu.be/hje7rAYz914

Fotos >>> http://maisrio.com.br/fotos-rio/fotos-rio-cidade-parque-do-flamengo

...

De nome oficial Parque Brigadeiro Eduardo Gomes e popularmente conhecido como "Aterro do Flamengo", este parque é um complexo de lazer incorporado à cidade do RJ em 1965, em uma área aterrada da Baía de Guanabara. Possui 1,2 km² de área verde à beira-mar, com arbustos floridos e uma profusão de árvores compondo uma das mais visitadas e belas áreas de lazer da cidade. No trecho hoje ocupado pelo Parque do Flamengo, a orla original apresentava uma conformação recortada, com pequenas enseadas aqui e ali, como a Praia do Russel (na altura do atual Hotel Glória), ou o Saco do Alferes. As primeiras obras de aterramento da região remontam ao início do séc. XX, quando foram construídas a Avenida Beira-Mar, a Praça Paris e a avenida da Praia do Flamengo. O desmonte gradual do Morro do Castelo forneceu material para novos aterros na região central, como o do Aeroporto Santos-Dumont. Na década de 1950, com as rochas do desmonte do Morro de Santo Antônio, deu-se inicio à construção de um enrocamento que começava na Ponta do Calabouço e a região da Glória e seguia numa faixa estreita mar adentro até curva do Morro da Viúva formando uma laguna que finalmente foi aterrada. O aterro (assim chamado) foi usado nos eventos do Congresso Eucarístico Internacional. Mais tarde a área foi ocupada pelo Museu de Arte Moderna (1958) e pelo Monumento aos Pracinhas (1960).

...

  • Visitação
    • Acesso 24 hrs
    • Contato: Tels (21) 2265-5757 / (21) 2265-4990

...

O aterro com o entulho do Morro Santo Antônio

Anos depois foi executada a parte principal do aterro. Para aterrar a área, o morro de Santo Antonio foi desmanchado a jatos d'água e a mesma draga que abriu o Canal do Panamá, retirou areia do mar para criar a Praia do Flamengo, que se estende por todo o parque. O entulho retirado do morro foi sendo despejado no mar, formando desde o pontal do Calabouço até o Morro da Viúva uma comprida restinga de pedras dispostas de modo formar uma laguna e a faixa de areia da praia do Flamengo que a seguir foi aterrrada. O plano original previa a construção de pistas expressas entre o Centro e a zona sul da cidade. Ocorreu então a idéia de se criar um grande parque na área, junto às pistas de rolamento. Com projeto paisagístico de Roberto Burle Marx, o novo parque foi destinado a atividades esportivas, recebendo quadras de futebol, tênis, vôlei, basquete e pistas de aeromodelismo; destacam-se os campos de pelada, no trecho inicial da Praia do Flamengo. O projeto do Parque do Flamengo incorporou a Praça Cuauhtémoc e os entornos do Monumento aos Pracinhas e do Museu de Arte Moderna; foi seguido no Trevo Edson Luís e na Marina da Glória (inaugurada em 1982) e parcialmente na Praia de Botafogo. Também foram construídos no Parque do Flamengo o Museu Carmen Miranda e o restaurante Rio's, atualmente uma churrascaria. Para o acesso de pedestres, foram construídas passarelas com curvaturas suaves sobre as pistas expressas, alternadas com passagens subterrâneas sob viadutos. As avenidas internas que cortam o parque são fechadas ao tráfego nos domingos e feriados, das 7h às 18h, o que permite seu uso freqüente em competições de ciclismo, corridas a pé e caminhadas.

...

O projeto paisagístico de Roberto Burle Marx

A característica mais marcante do Parque do Flamengo é a diversidade de sua flora, formada principalmente por espécies nativas selecionadas por Burle Marx. A riqueza vegetal atrai muitas aves. Sua área foi arborizada com 11.600 árvores de 190 espécies, nativas e exóticas. Entre as 4.400 palmeiras de 50 espécies estão preciosidades como a talipot (Corypha umbraculifera) que floresce apenas uma vez e morre. Além do fato de ser um parque urbano, ele tem características muito especiais, como grupos de plantas da mesma espécie, o uso de plantas brasileiras que não eram de uso comum em paisagismo - como o abricó-macaco e o pau-mulato.

...

Um roteiro cultural interessante 

Do Aeroporto Santos Dumont à Enseada de Botafogo, o parque oferece as mais diversas atrações. Um roteiro cultural interessante, que se inicia no MAM / Museu de Arte Moderna, seguindo-se o Monumento Nacional aos Mortos da II Guerra Mundial / Monumento aos Pracinhas (onde as três Forças Armadas oferecem um espetáculo de beleza e cunho cívico-militar com as cores brasileiras a cada primeiro domingo do mês às 10h), a Marina da Glória, o Museu Carmem Miranda (cujo acervo nos reporta aos anos 40, quando essa artista encantou Hollywood com suas músicas), até o Monumento a Estácio de Sá, fundador da cidade do RJ. Aos domingos e feriados o Aterro e suas pistas de rolamento ficam inteiramente liberados ao público, que aproveita para se dedicar às mais variadas formas de lazer. 

...

Sua utilização para shows e a reação da comunidade 

O local também é usado ocasionalmente para shows de grande público. Diante da oposição dos vizinhos, que temem a incapacidade dos transportes e a depredação do Parque, esses eventos têm se tornado menos freqüentes.

...

Atrativos turísticos no local e entôrno

 

Saiba mais

...

...

Minhas lembranças do Rio 

>>> Facebook +Rio

>>> Atrativos do Rio (inglês  / espanhol )

...

...

SEJA UM ASSOCIADO MAISRIO E DESFRUTE DE 

Vantagens: gratuidades, prêmios e descontos em caminhadas; participação em sorteios; descontos exclusivos em produtos; e muito mais.

>>> LINK PARA SE ASSOCIAR

...

...