Fortaleza de Santa Cruz da Barra (em Niterói)

...

...

DO OUTRO LADO DA BAÍA DE GUANABARA

...

FORTALEZA DE SANTA CRUZ DA BARRA

...

Vídeo >>> https://www.youtube.com/watch?v=8ZpzAaUgTcM

Fotos >>> https://goo.gl/httxXj

 

...

..

Esta fortaleza, popularmente conhecida como Fortaleza de Santa Cruz,  localiza-se no lado oriental da barra da Baía de Guanabara, no bairro de Jurujuba, município de Niterói , e tem atraído turistas do mundo inteiro. Por sua localização estratégica, uma vez que dominava o acesso á Baía de Guanabara, participou de momentos importantes da História do Brasil. Segundo alguns autores, esta fortificação surgiu em 1555, improvisada pelo francês Villegaignon para a defesa da França Antártica. Tomada por Mém de Sá em 1567, foi ampliada e transformada no principal ponto de defesa desta baía, recebendo o nome de Nossa Senhora da Guia. A partir de 1632 foi denominada Fortaleza de Santa Cruz da Barra, passou por obras de remodelação - com pedras já cortadas e numeradas vindas de Portugal - que só terminaram em 1870. 

 

  • Como chegar (googlemaps)

  • Localização: Estrada General Eurico Gaspar Dutra, s/nº - Jurujuba – Niterói.

  • Visitação

    • Ter-Dom (9h-17h) - Visitas guiadas, de hora em hora, com a duração de cerca de 45 minutos.
    • Contato: Tel. (21) 2711-0462

...

...

Principal defesa da Baía de Guanabara

Cruzando fogos com a Fortaleza de São João, constituiu a principal estrutura defensiva da barra da Baía de Guanabara e da cidade e porto do Rio de Janeiro durante o período da Colônia e do Império.Sede da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão do Exército, encontra-se guarnecida até aos dias de hoje, atraindo uma média de dois mil visitantes por mês.

...

Atrativos 

  • Para o visitante recomenda-se apreciar o Relógio de Sol (em pedra de Lioz, com algarismos romanos, datado de 1820), a Capela de Santa Bárbara, as masmorras, a chamada Cova da Onça (alegado local de torturas), o local de enforcamentos (no Pátio da Cisterna), o paredão de fuzilamentos (na Galeria 25 de Março), o Salão de Pedra (antigo paiol), as baterias de artilharia, a cisterna, o farol, o mastro da bandeira e a vista privilegiada da barra e da cidade do Rio de Janeiro.

  • Na escarpa percorrida pela trilha que liga a fortaleza ao Forte de São Luís, encontram-se ocultas pela vegetação as antigas baterias de canhões Krupp que batiam a costa atlântica na primeira metade do séc. XX.

  • A Capela de Santa Bárbara, uma das mais antigas do Rio de Janeiro, remonta ao início séc. XVII,  tendo sido concluída em 1612. Assenta-se sobre a rocha viva, em posição dominante sobre a ponta de Santa Cruz, onde se erguia a bateria de Nossa Senhora da Guia, atualmente à esquerda de quem entra na Fortaleza de Santa Cruz. Restaurada, conta com uma imagem original da santa, entalhada em madeira, em tamanho natural. Uma das lendas que cerca esta imagem, recorda as tentativas de transferí-la para outro local, no passado, sempre malogradas por inexplicáveis reviravoltas nas condições do mar, devido a mau tempo, primitivamente o único acesso aquele local isolado. Reza a lenda local, acerca de um túmulo na parede, que se trata do sepulcro de uma jovem, filha de um capitão que, apaixonada por um cabo e impedida de viver o seu amor, atirou-se ao mar em 1906. 

..

...

Locais turísticos no entorno

...

...

TAGS: Fortaleza de Santa Cruz da Barra, Fortes do Rio de Janeiro

...

...

Minhas lembranças do Rio 

>>> Facebook +Rio

>>> Atrativos do Rio (inglês  / espanhol )

...

...

SEJA UM ASSOCIADO MAISRIO E DESFRUTE DE 

Vantagens: gratuidades, prêmios e descontos em caminhadas; participação em sorteios; descontos exclusivos em produtos; e muito mais.

>>> LINK PARA SE ASSOCIAR

...

...