Forte Duque de Caxias (no Leme)

Forte Duque de Caxias

...

...ÁREA TURÍSTICA ZONA SUL

ESPAÇO TURÍSTICO LEME & COPACABANA 

...

...

Vídeo >>> https://www.youtube.com/watch?v=JCz__zWUDWY

Fotos >>> https://goo.gl/dwjw8h

...

..

Como chegar >>> Google Maps)

Localização: Praça Almirante Júlio de Noronha, s/nº - Leme - RJ.

Visitação: Ter-Dom e Feriados (9:30h-16:30h) 

Ingressos: R$ 4,00 (27abr15); estudantes e menores de 21 anos R$ 2,00; idosos: grátis

Contato: Tel. (21) 2275-0100 - email: comsoc@cep.ensino.eb.br - website: http://www.cep.ensino.eb.br

...

...

É um pequeno forte no topo do Morro do Leme, objetivando a defesa de qualquer desembarque no trecho ao sul da cidade do RJ, Sua construção, entre 1776 e 1779, deveu-se à iminência de uma invasão espanhola (que se materializou em 1777 contra a Colônia do Sacramento e a Ilha de Santa Catarina, no sul da Colônia) e este forte tinha a missão de alertar as demais fortificações da aproximação de embarcações inimigas e terminava sua linha de defesa com um portão de pedra até hoje existente na Ladeira do Leme. A fortificação ficou conhecida como Forte da Vigia, Forte da Espia, Forte do Leme e, atualmente, Forte Duque de Caxias. ​......

                

...Com acesso pelo forte, se encontra o Mirante do Leme que, a 210 m de altura, proporciona uma vista panorâmica da entrada da Baía de Guanabara, Pão de Açúcar, as fortalezas do Rio e de Niterói, todo o contorno de Copacabana, as ilhas oceânicas e  as montanhas da Tijuca, com o Corcovado até a Pedra da Gávea. O caminho ecológico ao forte - e consequentemente ao Mirante do Leme - apresenta uma via sacra com 15 passagens. Após a Proclamação da República, este forte foi reformado (1895) e passou a chamar-se Forte do Leme, recebendo a partir de 1918, oito obuseiros gigantes Krupp (280mm), de origem alemã. Em 1935 passou a se chamar Forte Duque de Caxias, homenageando Caxias, Patrono do Exército Brasileiro, herói da Guerra da Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai) / Guerra do Paraguai (1865-1870). Desativada a fortificação em 1965, ali foi instalado o Centro de Estudos de Pessoal do Exército Brasileiro. 

 ...

Tiradentes serviu neste Forte

O Alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, ali serviu em 1789, como integrante da Cia. de Dragões de Minas, que então guarnecia a fortificação.

...

...

Consulta

...

...

Locais turísticos no entorno

(Artigos MaisRio)

...

Destaques

(Artigos MaisRio)

...

...