Museu Histórico do Exército (Forte de Copacabana)

MUSEU HISTÓRICO DO EXÉRCITO

(Forte de Copacabana)

...

ÁREA TURÍSTICA ZONA SUL

ESPAÇO TURÍSTICO LEME & COPACABANA

...

Vídeo >>> 

...

....

Como chegar (google maps)

Localização:   Praça Cel. Eugênio Franco, 1 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ

Visitação: Terça a Domingo (10h às 21h)

Visitas guiadas: Terça a Domingo, das 10 às 16 horas

 

...

...

Museu Histórico do Exército

O museu, um espaço de preservação, salvaguarda e divulgação da memória histórica do Exército Brasileiro, está situado no Forte de Copacabana, um forte construído no final do século XIX para o sistema defensivo da cidade do Rio de Janeiro, na extremidade da praia de Copacabana. Nele encontra-se a exposição "O Exército na formação da nacionalidade" com peças dos períodos colonial, imperial e republicano.

Um primeiro circuito expositivo, apresenta a história do Brasil a partir da história militar, abordando o descobrimento do Brasil e as invasões territoriais, com destaque para a Batalha de Guararapes, que marca o nascimento do Exército Brasileiro. Depois, o período da chegada da Corte Portuguesa, a Proclamação da Independência e da participação do Exército na Guerra da Tríplice Aliança, com destaque para o Patrono do Exército, o Marechal Luiz Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias. Por fim, a parte dedicada ao Marechal Deodoro da Fonseca, o proclamador da República.

Em um segundo circuito expositivo é abordado o tema da atuação do Exército no período Republicano como na primeira Assembleia Constituinte, na Revolta da Armada, na Guerra de Canudos, abordando a modernização do Exército Brasileiro, a contribuição do Marechal Rondon para a integração do território nacional e a participação da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial. 
Por dentro da Forte

 

 

Forte de Copacabana

Transformado em espaço cultural, este forte é visitado anualmente por dezenas de milhares de turistas e além de sua missão institucional, desenvolve atividades educativas e socioculturais com apresentações de música, teatro, literatura e dança. Nele, além do Museu Histórico do Exército, destacam-se a exposição, ao ar livre, de peças de Artilharia de Costa dos séculos XIX e XX, a biblioteca, o "Café do Forte" (filial da tradicional Confeitaria Colombo), espaços para exposições temporárias, uma loja de conveniência e um Auditório.

 

...

 

Minhas lembranças do Rio 

>>> Facebook +Rio

>>> Atrativos do Rio (inglês  / espanhol )

...

...

...