Pista Cláudio Coutinho (Praia Vermelha)

Pista Cláudio Coutinho

...

ÁREA TURÍSTICA ZONA SUL

ESPAÇO TURÍSTICO PÃO DE AÇÚCAR & PRAIA VERMELHA & URCA

......

  PISTA CLÁUDIO COUTINHO 

 ...

Vídeo >>> https://youtu.be/-Hze8fO2ab4

Fotos >>> https://goo.gl/ihu31V

...

...

É uma pista com 1,25 km no sopé do morro da Urca, nos contornos do Pão de Açúcar, cujo acesso se dá pela lateral da Praia Vermelha, por uma ladeira de 100 metros onde se encontra uma pequena ermida. No meio da pista, há uma trilha bem fácil que leva à primeira parada do Bondinho e no final da pista há outra trilha mais complexa que leva a diversas vias de escaladas. 

...

  • Como chegar (google maps)

  • Localização: Praça General Tiburcio, 0 - Praia Vermelha (logradouro). 

  • Visitação: diáriamente, das 6h às 18h

​...

É um dos lugares mais tranquilos da cidade para caminhar, correr e apreciar a natureza, o mar e o Pão de Açúcar. Em área militar, é muito frequentada por moradores e turistas, bem como o uso para a pesca artesanal nas pedras que descem em direção ao mar. Sua utilização é proibida como ciclovia e para animais domésticos, e crianças só podem entrar com adultos. Sua fauna e flora apresentam espécies nativas e exóticas, como os vários exemplares de pau-brasil plantados no local pelos militares.

Seu nome homenageia o ex-treinador da Seleção Brasileira de Futebol Cláudio Coutinho, antigo formando da Escola de Educação Física do Exército, um exímio mergulhador que morreu afogado aos 42 anos, ao praticar um de seus hobbies, a pesca submarina nas Ilhas Cagarras, um arquipélago próximo à Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. 

...

Saiba mais

...

Cláudio Coutinho (1939-1981) 

Militar, preparador físico e treinador de futebol brasileiro, comandou o Flamengo e a Seleção Brasileira de Futebol na década de 1970. Pioneiro na europeização no futebol brasileiro, na sua concepção, a Seleção Brasileira já não dependia mais de craques foras-de-série, mas sim de um esquema em grupo, com disciplina tática. Foi o inventor de uma terminologia que descrevia seu novo estilo de trabalho, com palavras como o overlapping, o "ponto futuro" (que descrevia o procedimento em que o jogador fazia a jogada com seu companheiro já se posicionando para receber a bola posteriormente) e a "polivalência" (em que cada jogador passaria a exercer mais de uma função em campo).

...

Consultas

...

​...

...

Fotos

...