Sítio Raízes Paisagismo Ambiental

Sítio Raízes Paisagismo Ambiental

...

ÁREA TURÍSTICA ZONA OESTE

ESPAÇO TURÍSTICO VARGEM & GRUMARI & BARRA DE GUARATIBA

...

Vídeo >>> https://www.youtube.com/watch?v=NmLxb1MJwiM&feature=youtu.be

Fotos >>> https://goo.gl/hOsozX

......

O Sítio Raízes está localizado na Ilha de Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro. Esta região fica próxima ao Parque Estadual da Pedra Branca, unidade de conservação que protege a Mata Atlântica e influencia positivamente toda a região. Próximo ao Sítio Raízes fica o Sítio Burle Marx e este importante paisagista e artista também marcou definitivamente a região. Anteriormente predominava a vocação rural e plantio de hortaliças. Mas, com o advento da presença de Burle Marx, que organizou seu Sítio com mudas de plantas nativas e exóticas e influenciou a região para a existências de Hortos, viveiros e sítios de produção de mudas e plantas para fins paisagísticos e ornamentais. 

...

,,,

...

O Sítio Raízes é especializado em mudas de plantas ornamentais nativas (autóctones). Ou seja, produz plantas do bioma predominante do Rio de Janeiro e do ecossistema restinga, cujas plantas de valor paisagístico e beleza ímpar se adaptam ao paisagismo principalmente de edificações litorâneas. Burle Marx percebeu que no Brasil se privilegiava o uso de plantas exóticas e que a flora nativa era extremamente bela, mas que ainda não era compreendida nem admirada pelos clientes. Passou a estudar, colecionar e promover seu uso em inúmeros projetos que marcaram sua carreira e conquistaram admiradores no mundo e no Brasil.

A vantagem de usarmos as plantas nativas são diversas. Por exemplo, a existência de mercados compradores incentiva a produção de nativas e consequentemente a conservação daquelas plantas que poderiam estar sob risco de extinção. Além da conservação do patrimônio ambiental, a adequação e climatização. Ao se usar de forma ornamental a planta autóctone, também tende - se a gastar menos insumos e recursos que as exóticas. Também é uma contribuição a manutenção do ambiente e das cadeias alimentares. Por exemplo, uma planta autóctone cuja flor atrai borboletas nativas. Agora teremos a conservação das plantas e das borboletas e assim por diante.

O Sítio raízes é especializado na planta Norantea braziliensis, que  estava sob risco de extinção e raramente era usava em projetos paisagísticos. Outra característica é que é uma planta que não se reproduz facilmente, não atraindo muito interesse dos produtores que por questões econômicas acabam optando ´por plantas mais rentáveis. Além da Norantea o Sítio Raízes trabalha com outras mudas nativas ou exóticas que adaptam bem à paisagem litorânea, além de mudas tradicionais.

Ainda que seja um pequeno empreendimento comercial, o Sítio Raízes é extremamente comprometido com a causa conservacionista. Ações de compostagem, reutilização e encaminhamento para reciclagem de todos os resíduos produzidos são cuidadosamente realizados. Recentemente, além da produção de venda de mudas e da elaboração, execução e manutenção de jardins, também estão sendo promovidos cursos de tem,as diversos (paisagismo, jardinagem, hortas em pequenos espaços, flores comestíveis, plantas PANCs, frutíferas em vasos, orquídeas e bromélias, terrários e muitos outros. E também a visita de escolas e pessoas interessadas em manter contatto sadio com a natureza, mediante agendamento. Participamos de projetos voluntários realizando palestras em escolas públicas e em breve colaborando na organização de hortas e de composteiras. Em nossos cursos oferecemos um delicioso café mineiro, com mandioca, batata doce, bolos caseiros, café... Também nos preocupamos em comprar os insumos na região e encomendando de fornecedores incentivamento a economia local e solidária.

 ...

Atrativos turísticos no entorno

Praias

Museus

  • Museu Casa do Pontal

Trilhas

  • Trilha da Praia do Perigoso

​Outros atrativos

...

...

...

...

Minhas lembranças do Rio 

>>> Facebook +Rio

>>> Atrativos do Rio (inglês  / espanhol )

 

...