Sítio Burle Marx

Sítio Burle Marx
...

ÁREA TURÍSTICA ZONA OESTE

ESPAÇO TURÍSTICO VARGEM & GRUMARI & BARRA DE GUARATIBA 

...

Vídeos

>>> https://youtu.be/cqDhoCAexEc

>>> https://youtu.be/42aW3PGtIsk

Fotos

>>> https://goo.gl/l47asm

...

...
Um local que mescla arte, arquitetura e natureza

O Sítio Burle Marx, no Maciço da Pedra Branca, zona oeste da cidade, tem 360 mil m² e foi a residência particular de Roberto Burle Marx (1909-1994), o mais famoso paisagista brasileiro. Atualmente é uma unidade especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

  • End: Estrada Roberto Burle Marx, 2019 - Barra Guaratiba - Tel. (21) 2410-1412
  • Horário de visitação: terça a sábado (9h30 e 13h30)
  • Agendamento: terça a sexta (08h às 16h) 
  • Importante: As visitas ao SRBM acontecem mediante a realização do agendamento: 

...
Sua vegetação nativa constitui-se de espécies pertencentes ao manguezal, à restinga e à Mata Atlântica. Convivendo com ela, o acervo botânico e paisagístico - cerca de 3.500 espécies cultivadas, com ênfase em plantas tropicais autóctones do Brasil - abrigado em lagos, morros, nascentes, encostas, brejos, pedreiras e algumas áreas relativamente áridas, se revela como uma das mais importantes coleções de plantas vivas existentes no mundo. 

O sítio conta ainda com importante acervo museológico e bibliográfico, destacando-se a casa onde o paisagista morava - preservada exatamente como por ocasião de sua morte - transformada no Museu-Casa de Burle Marx. Além dos ambientes originais e objetos de uso pessoal, exibe objetos de arte e artesanato, “objetos de emoções poéticas”, como Burle Marx os chamava, adquiridos durante toda a sua vida. O acervo possui mais de 3.000 itens, incluindo suas obras. Paisagista, ele era também pintor, desenhista, designer, escultor e cantor. Integram a coleção imagens sacras barrocas em madeira policromada, cerâmicas primitivas pré-colombianas, arte popular - como carracas, esculturas em madeira e cerâmica e do Vale do Jequitinhonha (MG), cristais, vidros decorativos, entre outros.

Ao lado do Museu-Casa encontra-se a Capela de Santo Antônio da Bica, construída no século XVII e restaurada pelo paisagista, ainda hoje utilizada pelos habitantes da região para cerimônias religiosas aos domingos. No Dia de Santo Antônio, 13 de junho, a comunidade de Guaratiba reúne-se para uma procissão religiosa, que se forma no portão de entrada do Sítio e sobe o morro, passando pela alameda principal até a Capela.

Há ainda no local um amplo ateliê com diversas obras expostas, prédio administrativo, salão de festas e casa de hóspedes, bem como uma biblioteca especializada com cerca de 2.600 títulos em botânica, arquitetura e paisagismo, duas salas de aula, um auditório, um herbário e um laboratório para pesquisas. A estrutura permite o funcionamento regular de cursos de jardinagem, paisagismo e botânica para o público em geral e, mais especificamente, para níveis superiores de graduação.

Nas dependências do Sítio, em seus jardins e no ateliê de Burle Marx são realizados ao longo do ano atividades culturais, como concertos musicais, cursos e exposições, 

 ...

Saiba mais:

...

Atrativos turísticos no entorno

Praias

Museus

  • Museu Casa do Pontal

Trilhas

  • Trilha da Praia do Perigoso

​Outros atrativos

...

...

Minhas lembranças do Rio 

>>> Facebook +Rio

>>> Atrativos do Rio (inglês  / espanhol )

 

...

...