Monumento a Deodoro da Fonseca

Monumento a Deodoro da Fonseca

...

ÁREA TURÍSTICA ZONA CENTRAL

ESPAÇO TURÍSTICO CINELÂNDIA E PASSEIO PÚBLICO

...

...

O monumento homenageia o Marechal Deodoro da Fonseca - militar e político brasileiro, que proclamou a  República do Brasil e foi seu primeiro presidente. Inaugurado em 1937, tem 23m de altura - um dos maiores da cidade - e pedestal encimado pela estátua equestre do Marechal em atitude de comando de tropa e ornamentado com vários outros personagens da história, como militares e republicanos históricos. 

  • Localização: Praça Marechal Deodoro da Fonseca, início da Praça Paris e em frente ao Passeio Público - RJ

...

...

MARECHAL DEODORO DA FONSECA 

Manuel Deodoro da Fonseca (Alagoas, 1827 — Barra Mansa/RJ, 1892) foi um militar, político brasileiro, proclamador da República e o primeiro presidente do Brasil. Deodoro participou ativamente de diversos conflitos durante o Império, como a brigada expedicionária ao rio da Prata, o cerco a Montevidéu e a Guerra do Paraguai, onde comandou o Segundo Batalhão de Voluntários da Pátria, tendo sido promovido por atos de bravura.. 

No dia 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca, com um grupo de militares do Exército brasileiro, deu um golpe de estado e depôs o imperador D. Pedro II, proclamando a República Brasileira, derrubando a monarquia e instaurando o regime republicano no Brasil.

Constituído o Governo Provisório da República recém-proclamada, tornou-se chefe do novo governo, com amplos poderes ditatoriais. Seu governo - de curta duração - foi  marcado pelo esforço da implantação de um regime de Estado Republicano. Entretanto, foi caracterizado por grande instabilidade político-econômica, devido às tentativas de centralização do poder, da movimentação de opositores da queda do Império, e por parte de outros setores das Forças Armadas descontentes com a situação política republicana. A crise teve seu ápice no fechamento do "Congresso Nacional do Brasil", o que mais tarde acabou levando à sua renúncia.

•    Deodoro da Fonseca (wikipédia) 

..

...

Minhas lembranças do Rio 

>>> Facebook +Rio

>>> Atrativos do Rio (inglês  / espanhol )

...

...

...