Regiões turísticas do estado

  • 1. AGULHAS NEGRAS

    "No Parque Nacional de Itatiaia, fica o ponto culminante do estado: o Pico das Agulhas Negras, com 2.971 metros. Chegar ao topo da montanha mais famosa do conjunto de formações rochosas é uma aventura fascinante. Em alguns trechos, é preciso usar cordas e cadeirinhas. A região também se destaca pela prservação da cultura européia. Penedo, no município de Itatiaia, é a principal colônia finlandesa do país. Porto Real realiza todo ano, em junho, a Festa da Cultura Italiana. Recanto da colonização alemã, Visconde de Mauá, na cidade de Resende, oferece passeios e cachoeiras, piscinas naturais, rios e montanhas." ... (O Globo,19/12/2019)

    Leia Mais >>
  • 2. VALE DO CAFÉ

    "As grandes atrações são fazendas e casarões construídos no século XIX, quando o Brasil se tornou o maior exportador de café do mundo. Além do rico patrimônio histórico-cultural, a região, no sul do estado, oferece opções de ecoturismo e turismo de aventura, em meio à natureza exuberante. Vassouras tem palacetes como o Museu Casa da Hera. Moradores mantém a tradição da capoeira e da caninha-verde, dança de origem portuguesa. Pinheiral é a "capital do jongo", e Conservatória, distrito de Valença, tem o apelido de "Cidade das Serestas". Essa diversidade é reunida todo ano, em julho, no Festival Vale do Café." ... (O Globo,19/12/2019)

     

    Leia Mais >>
  • 3. BAIXADA VERDE

    "Tradição religiosa, aventura e carnaval são atrativos desta região de grande importância ambiental para a Região Metropolitana do Rio. Mais de um terço (36,27%) do território verde do Grande Rio segue intacto, e boa parte dele está na Baixada Verde. Tem importantes parques, reservas ambientais e estações ecológicas e boa infraestrutura para receber turistas. A rede hoteleira é composta por 77 estabelecimentos e mais de 200 agências de turismo atuam na região. O repertório vai de festas religiosas em Belford Roxo a voos de parapente no Pico da Coragem, em Japeri, passando pela quadra da escola de samba Beija-Flor, em Nilópolis." ... (O Globo,19/12/2019)

     

    Leia Mais >>
  • 4. SERRA VERDE IMPERIAL

    "O clima ameno atrai muitos visitantes, mas as opções culturais e os passeios pela Mata Atlântica, além de museus e prédios históricos do Império, conquistaram o interesse de turistas de todas as idades. A ideia de ocupar a Serra da Estrela para escapar do calor do Rio foi de D. Pedro I. Seu filho D. Pedro II construiu o palácio que hoje abriga o Museu Imperial, em Petrópolis. Para os aventureiros, a travessia Petrópolis-Teresópolis é uma das mais bonitas do Brasil. A região oferece acomodações charmosas e bons restaurantes. Tem opções de tour para fãs de cerveja e também boas oportunidades para compras." ... (O Globo,19/12/2019)

    Leia Mais >>
  • 5. COSTA VERDE

    "No encontro da Serra do Mar com o Oceano Atlântico, o visitante encontrará uma paisagem de tirar o fôlego, riquesa histórica e vasta programação cultural. Com muitas construções coloniais preservadas, Paraty é Patrimônio Mundial da Unesco. Todo ano, realiza a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Ilha Grande, em Angra dos Reis, é perfeita para esportes aquáticos. Mangaratiba oferece hotéis e resorts sofisticados. Em Itaguaí, dá para curtir tanto a parte litorânea quanto passear na Raiz da Serra. Rio Claro possui matas, cachoeiras e montanhas que favorecem a prática de esportes de aventura." ... (O Globo,19/12/2019)

    Leia Mais >>
  • 6. REGIÃO METROPOLITANA

    "História, cultura e belezas naturais surpreendem até os próprios moradores do Rio e de Niterói, com passeios inesquecíveis, como ao Cristo Redentor, ao Pão de Açúcar e ao Museu de Arte Contemporânea (MAC), e preciosidades que contam boa parte da História do país. No Centro do Rio, são imperdíveis o Paço Imperial, a Biblioteca Nacional e o Theatro Municipal. O contato com a natureza vai além das praias, com o Jardim Botânico, o Parque Nacional da Tijuca e a Ilha da Gigóia. Niterói reúne importantes projetos do arquiteto Oscar Niemeyer, tem o maior conjunto de fortes e fortalezas do Brasil e também praias e parques." ... (O Globo,19/12/2019)

    Leia Mais >>
  • 7. ÁGUAS DO NOROESTE

    "Localizada entre Minas Gerais e Espírito Santo, a região tem enorme variedade de lagoas, rios e cachoeiras, perfeitos para passeios tranquilos em meio à natureza e para atividades como canoagem e rafting. Na cidade de Itaperuna, as maiores atrações são as fontes de água com propriedades medicinais. Quem visitar a região também vai encontrar áreas propícias para alpinismo, rapel, arvorismo e voo livre. Porciúncula atrai há quase 40 anos os amantes de alpinismo e voo livre, pois tem o segundo maior maciço de granito do mundo, a Pedra da Elefantina, com 992 metros de altura e três milhões de metros quadrados."... (O Globo,19/12/2019)

    Leia Mais >>
  • 8. COSTA DOCE

    "As falésias localizadas no município de São Francisco de Itabapoana são um destaque desta parte do litoral fluminense. Lagoas, cachoeiras e corredeiras completam a bela paisagem e tornam a região ainda mais convidativa para quem busca sossego e para os aventureiros. A agenda cultural é muito rica, com eventos como a Cavalhada de Santo Amaro, que tem quase trezentos anos de tradição e ocorre no dia 15 de janeiro, em Campos dos Goytacazes. Outra atração é o Festival de Poesia Falada de São Fidelis, realizado em setembro. A gastronomia também está prestigiada. Em abril ocorre em São João da Barra o Festival do Caranguejo." ... (O Globo,19/12/2019)

    Leia Mais >>
  • 9. CAMINHOS DA MATA

    "Nos municípios de Itaboraí, Rio Bonito São Gonçalo. Silva Jardim e Tanguá, preservação ambiental é o grande diferencial e muitos turistas começam a perceber os segredos da região. Silva Jardim é a cidade fluminense com maior número de Reservae Particulares do Patrimônio Natural(RPPNsppnS). Em são Gonçalo, uma atração histórica é o Centro de Memória do Imigrante, dedicado à primeira hospedaria de imigrantes do país, que recebeu mais de 300 mil estrangeiros entre 1877 e 1966. Itaboraí se destaca na preservação de fósseis, graças ao Parque Paleontológico de São José, onde já foram encontrados até ossos de mastodontes.". ... (O Globo,19/12/2019)

     

    Leia Mais >>
  • 10. COSTA DO SOL

    "Badalação, lojas e restaurantes da moda são grandes atrações de Búzios, que encantou Brigite Bardot na década de 1960, mas a antiga vila de pescadores oferece muito além disso. Vale a pena, por exemplo, o trekking pela Mata Atlântica. Em Cabo Frio, uma opção é a Ilha do Japonês. Casimiro de Abreu tem rios de águas cristalinas ideais para rafting. Mergulhadores preferem a deslumbrante Arraial do Cabo. Saquarema sedia campeonatos de surfe desde a década de 1970, graças a suas ondas perfeitas. Os surfistas também se divertem em Quissamã. A Pedra do Elefante, em Maricá, com 412 metros, tem vista estonteante." ... (O Globo,19/12/2019)

    Leia Mais >>

Páginas