• Theatro Municipal do Rio de Janeiro

• Theatro Municipal do Rio de Janeiro

..

ÁREA TURÍSTICA ZONA CENTRAL

ESPAÇO TURÍSTICO CINELÂNDIA & PASSEIO PÚBLICO

..

THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO

...

  • Como chegar (google maps)

  • End: Praça Floriano Peixoto, s/n - Cinelândia - Tel. (21) 2332-9191 - theatromunicipal.gov.br

  • Visitação: orientada por guias bilíngües, das 13 às 17h, mediante marcação prévia - Tel.: (21) 2299-1667 / (21) 2262-3935. Fax: (21) 2299-1711.
...
Em plena Cinelândia, na praça Marechal Floriano, próximo à Biblioteca Nacional, ao Museu Nacional de Belas Artes e ao Palácio Pedro Ernesto, o Theatro Municipal chama atenção não só por sua concepção arquitetônica, como também pela imponência de sua fachada e a beleza de seu interior. Os materiais nobres empregados em sua construção, como o mármore de Carrara, de veios coloridos, os bronzes e os ônix, os espelhos, o mobiliário, aliados às pinturas e esculturas fazem deste teatro, cuja capacidade é de 2.200 pessoas, um verdadeiro templo da cultura. 
...

Construção e Inauguração

A idéia da construção de um teatro nacional que viesse a promover o desenvolvimento da arte dramática em nossa terra foi acolhida pela administração do então prefeito da cidade, engenheiro Francisco Pereira Passos. As obras começaram em 1905. O Theatro Municipal foi inaugurado em 14 de julho de 1909, com um espetáculo exclusivo de obras brasileiras com intérpretes nacionais.

Foram quatro anos de construção. O projeto arquitetônico, inspirado no prédio de Ópera de Paris é uma composição de dois projetos vencedores de um concurso público: a fachada é de Albert Guilbert e o telhado de Francisco de Oliveira Passos ( engenheiro e filho de Pereira Passos).

Em sua construção foram empregados os mais requintados recursos da técnica e da arte e em sua decoração foram chamados grandes pintores e escultores. Eliseu DÂngelo Visconti  pintou o teto, pano de boca, friso de proscênio, cúpula e foyer e Rodolpho Amoedo, as rotundas laterais. O escultor Henrique Bernardelli esculpiu as estátuas externas. O estilo do Theatro é eclético, calcado no neoclássico e todo o material usado em sua construção foi importado.
...

Uma curiosidade: o Theatro tinha um Cabaré

A obra, em seu subsolo, contava com um cabaré – o Salão Assírio – que depois foi transformado em restaurante e, posteriormente, em Museu do Theatro; hoje, o lugar está sendo revitalizado.
...

Calçada e Escadaria

A calçada em mosaico de pedras portuguesas, antes da escadaria, apresenta duas colunas laterais, em granito e bronze, que sustentam os lampadários e apresentam o emblema do Município. A escadaria é de granito da Candelária, assim como a parte inferior da fachada, os pedestres da colunata e as construções trabalhadas das portas. 
...

O prédio

No primeiro andar há três portas principais em madeira, protegidas por portões de bronze, em arco pleno e  janelas dos corpos laterais também em arco pleno. No segundo andar, balcões de mármore e janelões retangulares com belíssimos vitrais.

O prédio possui 14 colunas principais, em mármore Carrara, em estilo grego, coríntio, tendo como motivo componente do capitel as Armas do Distrito Federal. Sobre as seis colunas frontais apóiam-se o entablamento composto por arquitrave, cornija e um friso decorado, tendo ao centro a inscrição THEATRO MUNICIPAL, e nas laterais nomes de grandes expoentes da ópera e do teatro.

Acima da cornija (faixa horizontal que se destaca da parede, a fim de acentuar as nervuras nela empregadas ou conjunto de molduras salientes que servem de arremate superior às obras de arquitetura), esculturas alegóricas de Bernardelli, representando a Poesia e a Música na fachada frontal, o Canto e a Dança na lateral da Av. Rio Branco, e a Tragédia e a Comédia na Rua 13 de Maio. Nos corpos laterais, rotundas absolutamente simétricas, onde cariátides de bronze representam as estações do ano e sob uma balaustrada.

Na parte superior do Theatro, existem 5 cúpulas, sendo 2 em cobre sobre os corpos laterais e 3 vítreas na parte central. A grande cúpula bulbosa que fica sobre a platéia, sustenta uma hárpia de cobre dourado, com 2,80 m de comprimento e 5,0 m de envergadura. Nas entradas laterais, marquises de ferro em estilo art nouveau e 6 colunas sustentando as loggias de mármore, decoradas com cenas da dança antiga e moderna. 

Saiba mais:  

...
Programação
...

Visita guiada, visita virtual, fotos de espetáculos, programação mensal de concertos, óperas e balés, e muito mais pode ser acompanhado em

       >>> Theatro Municipal / Menu (theatromunicipal.rj.gov.brr)

...

Saiba mais

..

...

Minhas lembranças do Rio 

>>> Facebook +Rio

>>> Atrativos do Rio (inglês  / espanhol )

...

...

...