Verão. Início (21 de Dezembro)

VERÃO

Início (Solstício de Verão)

Término (Equinócio de Outono)

...

O verão é a estação do ano que sucede à Primavera e antecede o Outono e é caracterizado por ser a estação mais quente das quatro estações do ano. Devido à incidência mais acentuada dos raios solares, seus dias são mais longos que as noites. Geralmente, o verão é também o período do ano reservado às férias.

O verão do hemisfério sul é chamado de "verão austral", e o do hemisfério norte é chamado de "verão boreal". O "verão austral" tem início com o solstício de verão do Hemisfério Sul, que acontece cerca de 21 de Dezembro, e finda com o equinócio de outono, por volta de 20 de Março nesse mesmo hemisfério. O "verão boreal" tem início com o solstício de verão do Hemisfério Norte, que acontece cerca de 21 de Junho, e termina com o equinócio de Outono nesse mesmo hemisfério, por volta de 23 de Setembro. 

Nos tempos primitivos, era comum dividir o ano em cinco estações, com o verão dividido em duas partes: o "verão" propriamente dito, de tempo quente e chuvoso (que geralmente começava no fim da primavera), e o "estio", de tempo quente e seco, cujo termo é atualmente usado para um período de seca e ainda como um sinônimo para verão.

No hemisfério sul (caso do Brasil), o verão de 2015 tem início em 21 de dezembro e término em 20 de março, quando se inicia o outono. Nesta estação, as regiões norte e nordeste do país são as mais afetadas com características típicas do verão, sendo o restante do Brasil marcado por temperaturas com intensa variação térmica nos dias atuais.

No hemisfério norte o verão de 2016 tem início em 21 de junho e termina em 22 de setembro de 2016 quando se inicia o outono.

As mudanças nas estações do ano são definidas pelos equinócios (de significado "noites iguais", ou seja, quando o dia e a noite tem a mesma duração: 12 horas) e pelos solstícios (de significado "sol que não se mexe", ou seja, quando o dia e a noite tem a maior diferença de duração). 

No caso dos equinócios estes ocorrem duas vezes por ano: nos meses de março (a passagem do verão para o outono no hemisfério sul e de inverno para primavera no hemisfério norte) e de setembro (a passagem do inverno para a primavera no hemisfério sul e de verão para o outono no hemisfério norte).  

Quanto aos solstícios, estes também ocorrem duas vezes por ano: nos meses de junho (a passagem do outono para o inverno no hemisfério sul e de primavera para o verão no hemisfério norte) e de dezembro (a passagem da primavera para o verão no hemisfério sul e do outono para o inverno no hemisfério norte).  

 

Consultas

...

...

...

Minhas lembranças do Rio 

>>> Facebook +Rio

>>> Atrativos do Rio (inglês  / espanhol )

...

...

...